• Hospital da EPCAR completa 50 anos de criação

    Cerimônia celebrou o Jubileu de Ouro do Hospital da EPCAR com homenagens, palestras e reconhecimento aos profissionais que marcaram a história da instituição.

    O Hospital da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) completou 50 anos de criação em 2025, um marco da promoção à saúde dos Alunos e militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). A celebração do Jubileu de Ouro foi realizada no dia 28 de novembro, com um evento institucional que incluiu a reprodução de vídeos históricos, palestra, homenagens aos ex-Chefes e agradecimentos aos militares e civis do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ).

    A solenidade foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, que chegou acompanhado do Comandante do GSAU-BQ, Tenente-Coronel Médico Andre Luiz Villalba Cordoniz. Logo no início do evento, que reuniu autoridades militares e civis da região, os presentes foram convidados a cantar o Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica, marcando também as comemorações alusivas ao Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica.

    Com a palestra “De geração em geração, uma missão que cura”, o médico geriatra Cláudio José Coelho Bomtempo abordou a importância de um propósito na vida, relacionando ainda os benefícios da espiritualidade para a saúde. “A espiritualidade está fazendo com que as pessoas encontrem um sentido melhor, fazendo com que as pessoas fiquem menos tempo nos hospitais. E por que eu estou falando isso aqui, nós temos esta grande ferramenta em formato de cruz, o Hospital da EPCAR, onde podemos trabalhar independentemente de religiosidade, eu estou falando de espiritualidade para transformar a missão de curar no meu grande motivo de viver e ser militar”, explicou.

    No evento, o Capitão Médico Renato Alexandre de Carvalho e o Suboficial Especialista em Enfermagem Adriano de Souza receberam a premiação de Destaque Operacional da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (Dirsa). O reconhecimento é concedido aos militares que se destacaram pela excelência técnica no desempenho de suas funções. Na ocasião, os vencedores do concurso literário de crônica “Memórias do Hospital da EPCAR”, Tenente Magistério em Língua Portuguesa Rhuan Jonathan da Silva (categoria militar da ativa) e Jamili Varga Cote Montenário (categoria dependentes), também receberam certificados.

    A missão de cuidar da saúde

    Desde a abertura da Nascente do Poder Aéreo em Barbacena, no ano de 1949, o Serviço de Saúde da Escola assumiu a missão de cuidar dos futuros líderes da FAB, daqueles que servem ao País e de seus familiares. Mas foi em 1975 que a estrutura atual do Hospital da EPCAR foi inaugurada, passando por diversas ampliações ao longo dos anos, como o aumento do corpo clínico militar e a inclusão de novas especialidades, além da oferta de exames de imagem e laboratoriais.

    Chefe da então Subdivisão de Saúde da EPCAR entre os anos de 1993 e 1997, o Tenente-Coronel Médico Paulo Roberto Daher de Deus foi um dos homenageados com uma placa comemorativa do Jubileu de Ouro. “É uma emoção muito grande, eu posso qualificar esse tempo como um dos mais inesquecíveis e promissores da minha vida devido à experiência proporcionada, à troca de sentimentos e ao contato humano. Sempre procuramos, além dos cuidados especializados, praticar uma medicina de acolhimento. Portanto, esse tempo vivido, ele me tornou uma pessoa mais completa, embora eu não tenha a ambição de ser uma pessoa totalmente completa, nunca somos, mas nós podemos melhorar. Esse aperfeiçoamento, não só da minha profissão, mas também como ser humano, eu responsabilizo muito à EPCAR”, descreveu.

    O fortalecimento do Hospital, referência em cuidados para todos os beneficiários, foi destacada pelo Comandante do GSAU-BQ, Tenente Coronel Médico André Villalba. “Como filhos que somos desta casa, nosso propósito sempre foi e sempre será o de cuidar de forma profissional e humanizada de todos aqueles que nos procuraram, nos procuram e continuarão a buscar alívio para suas dores. Sob as égides dos comandos da Diretoria de Saúde e da EPCAR, todas as gerações de profissionais que por aqui passaram sempre se mantiveram fiéis ao cumprimento do dever de proporcionar o melhor atendimento e o melhor tratamento possíveis aos nossos usuários, validando que a saúde e a vida são, inquestionavelmente, os bens maiores do ser humano”, pontuou.

    Ao final da solenidade, o Brigadeiro do Ar André Luiz agradeceu aos profissionais do GSAU-BQ e expressou o orgulho de comandar a EPCAR em um período de grandes efemérides, como os 75 anos da Escola e agora os 50 anos do Hospital. “A Organização-Escola reúne profissionais de três áreas de grande valor: da segurança nacional, da educação e da saúde. Sabemos que, sem a saúde, nós não lecionamos nem defendemos a Pátria, é a importância daquilo que nunca pode faltar em nossas vidas, e isso se estende a todos, do Comandante do GSAU-BQ até o civil que faz a limpeza. O nosso GSAU-BQ foi escolhido, em vários parâmetros, como o melhor da FAB por vários. Temos muito orgulho, é um legado que transcende as gerações, um legado de acolhimento que vai se perpetuar”, completou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.