• Horto Florestal ganha novo viveiro de mudas

    Projeto é uma parceria da FIVEN e Prefeitura de Barbacena. Investimento da empresa foi superior a R$ 170 mil

    Nesta última sexta-feira, a empresa Fiven, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena e a Empresa Nordesta Viveiros de Mudas, realizou a implementação do novo viveiro de mudas do Horto Florestal. Além da ampliação da estrutura de viveiros, a solenidade também marcou a revitalização do Centro de Vivências, a tempo por compensação ambiental, cedido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
    O investimento da FIVEN foi de mais de R$ 170 mil para as obras de revitalização das estruturas prediais, manutenção elétrica, pintura e preparação inicial de 10 mil mudas. Durante a solenidade, representantes da Prefeitura, FIVEN, além de autoridades estiveram presentes inaugurando o espaço.
    O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) celebrou a parceria e sua importância para os produtores e também ao Meio Ambiente. “Essa parceria com as instituições fortes que há aqui no município tem como proposta ter um espaço revitalizado, como é o horto, para fazer educação ambiental, fomento com o produtor rural e a gente tem aqui para doação as mudas, fazer de fato um ganho ambiental aqui em nosso município que tem um histórico de que há pouca arborização urbana na cidade”, destacou Fred.
    O diretor da FIVEN, Thiago Barros, explicou a busca por encontrar um local adequado para realizar o projeto e ressaltou o bom diálogo com a Prefeitura para desenvolverem a ideia. “Foi uma grata surpresa a gente encontrar esse espaço aqui no horto florestal, que foi cedido pela Prefeitura, para que a gente pudesse fazer a implementação. É um projeto a longo prazo, em que estamos propondo o plantio de mudas para serem doadas para a população da cidade e região”, ressaltou Thiago.
    Ricardo Ayres, supervisor do IEF, falou da riqueza natural que nossa região tem e a importância da preservação. “Onde nós estamos, nascem águas que vão para outros estados da federação. Se Minas Gerais tem o título de caixa d’água do Brasil, essa região pode ganhar o título de Caixa d’água de Minas Gerais. Considerando nossa posição geográfica, a gente tem procurado desenvolver parcerias com empresas, instituições de ensino e pesquisa para desenvolvermos um projeto mais amplo”, ressaltou.
    Como encerramento, os participantes realizaram o plantio de mudas nas áreas de nascente do Horto Florestal.

    Na foto da esquerda para a direita: Frederico Fernandes, Thiago Barros e Ricardo Ayres

    O projeto

    Foto divulgação

    O projeto surgiu em agosto de 2022 para as atividades de reestruturação e revitalização de um viveiro para produção de mudas de árvores nativas no Horto Florestal no distrito de Pinheiro Grosso.
    A iniciativa promove a conscientização da população de Barbacena e região através de ações de educação ambiental, fomentando, sobretudo no público estudantil, a sensibilização ambiental, através de palestras e oficinas, bem como o treinamento para as pessoas às quais as mudas serão doadas de forma a recuperar nascentes, expandir as áreas verdes, contribuindo com o meio ambiente.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.