Homem que deveria ser cremado tem corpo trocado e é enterrado no lugar de morador de rua em Barbacena
Advogado afirma que será feito pedido de reparação
Em Barbacena, uma mulher de 48 anos denunciou à Polícia Militar que o corpo do pai dela, falecido na última quarta-feira (05/06), foi trocado com o de outro homem. A informação foi confirmada à Folha de Barbacena pelo advogado da família, Dr. Marcus Vinicius Guttenberg Pires.
De acordo com o advogado, já foi encaminhado um pedido no judiciário para que seja feita a troca dos corpos o mais rápido possível. “Se a gente conseguir o pedido de exumação agora, vai haver a retirada do corpo, dos dois corpos, tanto do senhor que está na câmara fria da funerária onde houve a troca, quanto o do pai da minha cliente. Eles serão encaminhados para o IML, a Polícia Civil através do setor de perícia vai fazer o reconhecimento de ambos para depois liberar os corpos e efetivamente fazer o enterro da forma que deveria ter sido feita”, explicou ele.
O profissional também confirmou que a família buscará por uma reparação. “Depois disso vamos ver as medidas que serão tomadas. Certamente a família vai buscar uma reparação, principalmente porque teve que cancelar o velório, teve muita gente que veio de fora, ele tem um filho que reside em Portugal e além disso o velório agora terá que ser feito de caixão lacrado por causa do cheiro que vai estar exalando por ele ter sido enterrado”, declarou.
O caso
O homem que morreu no Hospital Regional seria velado à noite e cremado na cidade de Belo Horizonte na manhã de hoje (06/06). No entanto, ao chegar à Capela Mortuária da Igreja Boa Morte, onde seria realizado o velório, a filha percebeu que o corpo não era de seu pai no momento em que realizaram a abertura da urna.
A família entrou em contato com a funerária e partiu nas buscas pelo corpo, indo até o Hospital para confirmar o falecimento, atestado pela certidão de óbito. Após algum tempo, eles conseguiram a informação de que um morador de rua havia sido enterrado por volta das 17h no Cemitério Parque Repouso da Saudade. Por meio da foto do arquivo interno da funerária, a filha descobriu que a pessoa enterrada era o seu pai.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, foi alegado que havia apenas um corpo no necrotério e por isso não foi feita a conferência da etiqueta de identificação, presumindo que seria aquele o corpo que deveria ser buscado.
A retirada do corpo ainda não foi possível, sendo necessária uma ordem judicial para fazer a exumação. O corpo do morador de rua se encontra até o momento na Funerária, aguardando a liberação do jazigo para o sepultamento.
Funerária
A Folha de Barbacena entrou em contato com o Grupo Zelo, que informou que o corpo removido estava identificado como sendo do senhor que seria cremado. A nota diz ainda que “a funerária seguiu adequadamente todo o processo de preparação para realização de velório no Cemitério Parque Repouso da Saudade. A empresa ofereceu todo o suporte para a família, prestando também os devidos esclarecimentos às autoridades acionadas. O Grupo Zelo aguarda as determinações legais para seguir com o processo”, informou a nota.
*A matéria foi atualizada às 22h36min do dia 06/06/2024 após o envio da nota por parte da empresa.