Homem morre após se afastar de grupo na Serra de São José e sofrer parada cardiorrespiratória
Segundo informações, a vítima sofria de distúrbios psiquiátricos
Na tarde do último sábado (02/12), o Corpo de Bombeiros de São João del-Rei resgatou um homem de 26 anos que havia desaparecido na Serra de São José, entre Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Ao longo do atendimento, ele apresentou um quadro de parada cardiorrespiratória e acabou morrendo no local.
De acordo com as informações, a vítima sofria de distúrbios psiquiátricos e estava com amigos no local quando, em determinado momento, se afastou do grupo e se perdeu. Foi necessária uma hora e meia de buscas para localizar o homem, sendo necessário acionar o apoio de um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) para auxílio na retirada.
Segundo o Sargento Dinali, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, o rapaz foi localizado próximo à Cachoeira do Mangue. “Ele estava consciente e bastante confuso, aparentando estar em surto psiquiátrico. Após alguns minutos, ele caiu no chão e passou a apresentar um quadro de crise convulsiva, o que fez necessário o acionamento do helicóptero para sua remoção de lá, uma vez que se trata de um local de difícil acesso”, destacou. A aeronave Arcanjo 08, que partiu de Varginha, chegou após cerca de 40 minutos.
“No momento da chegada do apoio aéreo, o rapaz estava inconsciente, mas ainda apresentava sinais vitais. Durante a preparação para sua remoção, percebemos que seu quadro evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, o que necessitava intervenção imediata ainda no local”, explicou o Sargento. Os Bombeiros e a equipe médica que tripulava o helicóptero iniciaram então os procedimentos de reanimação. Após quase uma hora de tentativa, foi constatado o óbito da vítima.
O corpo foi removido do local pelo helicóptero dos Bombeiros e encaminhado pela Unidade de Resgate para o necrotério do Hospital Nossa Senhora das Mercês.