• Gabinete de Crise atua no enfretamento dos danos causados pelo derramamento de óleo

    A água de diversos pontos do afluente e rio estão sendo analisadas constantemente para averiguar a extensão do dano

    Na manhã de hoje (13/05), o Gabinete de Crise se reuniu para adotar medidas em relação ao enfrentamento dos danos causados pelo derramamento de óleo na BR-040, em Barbacena.

    A água de diversos pontos do afluente e rio estão sendo analisadas constantemente para averiguar a extensão do dano, bem como os componentes presentes na água. É importante destacar que as bombas de captação e abastecimento foram desligadas antes que o óleo diesel pudesse chegar na estação de captação do município, resguardando a população. 

    Todas as medidas de segurança foram tomadas com agilidade, várias barreiras de contenção e absorventes foram colocadas em todo percurso entre o afluente e o rio, minimizando os impactos ambientais. 

    O abastecimento segue interrompido e permanecerá até que haja segurança para o retorno da captação. Dessa forma, será priorizado o abastecimento com caminhão pipa a hospitais, asilos, forças de segurança, entre outros órgãos, situações ou serviços essenciais. As equipes que compõe o Gabinete da Crise aguardam os novos resultados da análise da água para nortear as próximas ações de enfretamento. 

    Ressaltamos que a água que está chegando nas residências no momento, e também no retorno do abastecimento pode ter a coloração turva, em decorrência de resíduos nas tubulações por estarem vazias. Isso não significa que a água é impropria para o consumo, uma vez que o Serviço de Água e Saneamento realiza análises nos reservatórios para assegurar a qualidade da água que chega à residência dos barbacenenses e garante essa procedência. 

    As equipes seguem trabalhando diuturnamente, monitorando e analisando o local. Solicitamos encarecidamente a população que façam uso racional da água até que a situação seja normalizada. 

    O Gabinete da Crise tem por objetivo o enfrentamento e solução de situações decorrentes de calamidades e desastres ambientais, sendo composto pelo Prefeito Municipal, Defesa Civil, Serviço de Água e Saneamento, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Gabinete, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Advocacia Geral do Município, Consultoria Geral do Município, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Comunicação.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.