Foto Disney em Barbacena
Por Guilherme Oliveira
Ronald Montenegro de Araújo, conhecido como Ronaldo do foto Disney, começou sua profissão como fotógrafo em 1972 após dar baixa da PMMG onde era integrante. Abriu então, com poucos recursos e muita garra, sua loja de fotografia com o nome de “Foto Disney” na rua Sena Madureira, onde hoje é a distribuidora Campos, depois passou sua loja para a galeria Basinho, na mesma rua no bairro Pontilhão. Era numa loja simples de poucos recursos, as fotos ainda eram em preto e branco, já existiam concorrentes, outas lojas de fotografias na cidade na época, algumas delas, Foto Lima, Foto Modelo, Foto Canário e Foto Valverde. Ao contrário do foto Disney todas as outras ficavam na área central da cidade.
Conta Ronald que os seus concorrentes lhe disseram que sua loja não teria futuro por ser uma loja simples de poucos recursos e não era localizada na área central como as deles. Mas persistente, ele começou a se especializar em fazer fotos de casamentos e também a fotografar crianças em casa, algo novo na época.
Fez também diversos cursos de fotografias.
Ele cobria casamentos em Barbacena e cidades da região, como Alto Rio Doce. O percurso era de até três horas de viagem, a estrada era de terra e bem ruim, em Senhora dos Remédios tinha que atravessar três fazendas fechadas até chegar a seu destino.
Ronald então inovou, foi o primeiro a contratar uma mulher fotógrafa. Dedicada, a moça se tornou uma excelente fotógrafa, era seu braço direito nas coberturas de casamentos.
Outra inovação foi colocar o noivo e os padrinhos para entrarem pela porta principal da igreja, já que naquela época eles entravam pela lateral. Ronald teve também a ideia de fotografar os noivos colocando as mãos sobrepostas para colocar alianças, e com os noivos saindo da igreja olhando para trás. Foi muito criticado por essas inovações na época.
Mas deu certo, Foto Disney surpreendeu e superou seus concorrentes e assim foi uma das lojas de fotografia mais conhecidas da cidade.
Após 44 anos de trabalho como fotógrafo, Ronald se aposentou encerrou as atividades da sua loja no ano de 2016 mas seu filho Ronald, também admirador das fotografias, continuou a profissão do pai, e hoje tem algumas lojas de fotografias na cidade.