

Fila das cirurgias eletivas de cataratas é zerada em Barbacena
Recentemente 320 pessoas foram contempladas
No final do ano passado foi iniciado em Barbacena o processo para zerar a fila de cirurgias eletivas de cataratas. De acordo com Junior Mateus, diretor do Simacra, recentemente 320 pessoas foram contempladas e a fila foi zerada. No momento, o foco serão os novos pedidos que deram entrada junto ao setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap).
“A gente trabalha dedicando esforços de negociar junto aos prestadores e demais procedimentos que vão além da oftalmologia no sentido de garantir a oferta para a população de Barbacena”, ele declarou.
O paciente, uma vez que dá entrada na Unidade Básica de Saúde (UBSs) é atendido pelo médico clínico, que identifica a patologia e encaminha para o especialista. Através de exames diagnósticos, a condição clínica do paciente é validada e a necessidade de determinado procedimento também.
Uma vez validado, esse pedido é protocolado na regulação do município que dá encaminhamento para a realização do procedimento com a oferta.
Aos pacientes da rede pública SUS é solicitado que procurem as UBSs para ter o primeiro atendimento para que dessa forma eles possam ser encaminhados para as especialidades, tendo acesso aos procedimentos de média e alta complexidade.


