

Fiéis participam da celebração em honra a São Pedro e São Paulo, em Barbacena
As celebrações aconteceram entre os dias 20 e 28 de junho

No último mês, a Paroquia de São Pedro e São Paulo foi destaque devido a grande participação de fiéis na organização da novena de seu padroeiro, que aconteceu entre os dias 20 e 28 de junho. Pastorais e movimentos auxiliaram durante todos os dias de celebração, recebendo orientação do Pároco, Padre Apolo Guerra.
Durante os dias dedicados a novena, a Paróquia teve celebrações eucarísticas diárias sempre às 19h. A participação durante as missas registrou lotação maior do que o observado nos dias anteriores, mesmo para celebrações semanais, comumente menos procuradas.
A secretária da paróquia, Cleide de Sousa Silva, falou sobre a divisão de tarefas e organização do evento. “Padre Apolo sugeriu a organização e a divisão dos trabalhos em duas equipes, para que todos estivessem presentes todos os dias da novena e da festa, de forma que não se cansassem. Então o trabalho foi bem realizado, com carinho, com atenção e muito amor, como todos os anos”, afirmou ela.
Cleide também falou sobre a participação nos dias da novena. “A Festa em honra aos nossos padroeiros neste ano, realmente, foi muito mais rica em participação nas celebrações, pessoas mais motivadas a se unirem em Cristo, diante do tema voltado para o Ano Jubilar”, destacou a secretária.
A exemplo de uma tradição antiga, foi feito um período de preparação e oração pela intercessão da festa. Havia uma antiga tradição de fazer uma quaresma em honra a São Pedro e a São Paulo durante os 40 dias que antecedem a solenidade e resgatou-se essa tradição, adaptando-a às redes sociais da paróquia, de modo a iniciar a festa sob a proteção dos padroeiros junto com toda a comunidade.
Neste ano, de maneira especial, iniciou-se as festividades de forma simbólica e significativa, pois a solenidade de Corpus Christi foi celebrada, praticamente, no início desse período e esse espírito estendeu-se por todo o tempo nos corações dos paroquianos.
Para o agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Jhonatan Vicente de Paulo Silva, as celebrações foram vivenciadas com muita intensidade, amor e uma profunda fé. “A cooperação entre as pessoas foi fundamental para concluir com chave de ouro a festa. Ao longo dos dias, o apoio e a participação das comunidades, pastorais e movimentos foram valiosos durante a novena. Os membros não mediram esforços para colaborar com toda a paróquia, contribuindo para o bom êxito”, enfatizou o agente.
No dia de encerramento da Festa, dia 29 de junho, os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edmar José da Silva e Dom Joel Maria dos Santos, presidiram a Celebração Eucarística de encerramento das comemorações.
Além dos bispos, participaram das festividades o pároco da Paróquia São Pio X, em Barbacena, Padre Oldair de Paula Mateus; o pároco da Paróquia Sant´Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG), Padre Daniel Ângelo Henriques; o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos (MG), Padre Leonardo Sérgio Rosa de Carvalho; o pároco da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena, Monsenhor Osmar Raymundo Matheus; os Capelães Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) da Base Aérea do Galeão (RJ), Padre Rodrigo Arthur Medeiros da Silva e Padre Marcelo Rosa Ramos; os párocos da Paróquia São Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete (MG), Padre José Geraldo Sabino e Padre Luiz Roberto de Souza; o pároco da Paróquia Santíssima Trindade, as Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino; e os diáconos Denerval Cypriano, Armando Hammound, Walmick Pimentel, Francisco Donizete Vidal.
Padre Apolo refletiu sobre o momento vivido, destacando a importância da festa, onde as Celebrações Eucarísticas e a união em oração são os momentos mais importantes. “Durante todo período, vários sacerdotes e diáconos nos prestigiaram, aceitando nosso convite para celebrarem em nossa comunidade paroquial. Foi uma novena muito participativa. O ambiente formulado nos ajudou muito a rezar, um ambiente que também nos convida a oração e nos leva a oração. O tema proposto na maioria das paróquias, que é a reflexão sobre o Ano Jubilar, o Jubileu da Esperança beneficiou ainda mais para enfatizarmos que, como São Pedro e São Paulo nós também somos caminhantes peregrinos rumo a esperança a qual Deus nos fala”, enfatizou.
Além das festividades litúrgicas, sendo estas as mais importantes, houve um momento de quermesse nas barraquinhas, homenageando nossos padroeiros. A Paróquia serviu também um almoço dia 29 de junho, com valores reduzidos, para participação do maior número de pessoas. Outro atrativo, foi a presença de artistas regionais durante as noites da Festa.


