• Festival de Música Brasileira tem início hoje em São João del-Rei

    O festival acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto

    Entre os dias 25 e 28 de agosto, as cidades mineiras de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa recebem o Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência, evento composto por uma série de masterclasses e concertos que contarão com a participação de músicos locais e com a USP Filarmônica.

    Promovido em parceria pela orquestra com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), o evento terá como fio condutor o contexto dos 200 anos de independência do Brasil, com um repertório dos séculos XVIII, XIX e XX, de diversos autores. O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

    As atividades do festival terão início hoje (25/08) com um grande ensaio, para coro e orquestra, reunindo todos os músicos participantes, no Conservatório José Maria Xavier, de São João del Rei. O programa – que será apresentado nos dias seguintes em Prados no dia 26, Resende Costa e Tiradentes no dia 27 e em São João del-Rei em 28 de agosto – é fruto das pesquisas e do trabalho editorial do NAP-CIPEM, coordenado pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, em parceria com o projeto Sinos. A iniciativa, que inclui a edição e disponibilização das partituras através do Repertório Sinos, visa ampliar o repertório didático a ser apresentado pelas orquestras de projetos sociais no Brasil.

    Quase todo o repertório gira em torno dos séculos XVIII, XIX e de canções folclóricas do início do século XX, no contexto do Bicentenário da Independência; de autores anônimos e de dois maiores nomes da música mineira do século XVIII, Manuel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A exceção são os europeus Mozart e Boccherini – que terão apresentadas obras específicas, que assinalam sua aproximação com seus contemporâneos brasileiros.

    O evento se destaca pela inserção dos músicos locais de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa, que não apenas participarão ativamente das masterclasses, mas também atuarão nos concertos como músicos instrumentistas e cantores com a USP Filarmônica.

    Confira a programação completa:f

    25 de agosto, quinta-feira

    19h – Ensaio com todos (coro e orquestra) em São João d’El Rey (Conservatório José Maria Xavier de São João d’El Rey)

    26 de agosto, sexta-feira

    16h – Masterclasses na Lira Ceciliana em Prados

    20h – Concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Prados

    27 de agosto, sábado

    10h –Concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa.

    11h – Masterclasses em Resende Costa

    17h – Masterclasses na Orquestra e Banda Ramalho em Tiradentes

    19h – Concerto na Igreja de São João Evangelista em Tiradentes

    28 de agosto, domingo

    11h – Concerto na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em São João d’El Rey

    Repertório coral sinfônico a ser apresentado, regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi:

    Anônimo brasileiro (primeiro quartel do século XIX)

    Lundum (pesquisa no Brasil entre 1817-1820 por von Martius e edição por Theodor Lachner em Munique, ca. 1825)

    Anônimo carioca (segundo quartel do século XIX)

    Lundum – dança popular brasileira (editado no Rio de Janeiro, pelos irmãos Laemert, ca. 1835), com arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

    Luigi Rodolfo Boccherini (Lucca, 1743 – Madri, 1805)

    Fandango (Madrid, 1799)

    Anônimo carioca (século XIX)

    Moreninha – modinha imperial, com introdução, arranjo e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

    Anônimo baiano (século XVIII)

    Recitativo e Ária (Bahia, 2 de julho de 1759)

    Anônimo de Prados (primeira metade do século XIX)

    Duas modinhas pradenses (ca.1820), com introdução, arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

    Anônimos brasileiros (primeira metade do século XX)

    Três canções populares, com arranjo e harmonização de Heitor Villa-Lobos e orquestração de Olivier Toni

    I) Rosa Amarela

    II) O bastão

    III) Estrela é lua nova

    Manuel Dias de Oliveira (?, 1734/35 – Vila de São José, hoje Tiradentes, 1813)

    Miserere – moteto em Ré maior (Vila de São José, provavelmente final do século XVIII)

    Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 1756 – Viena, 1791)

    Ave verum corpus – moteto em Ré maior (Baden junto a Viena, 1791)

    José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (?, 17?? – Rio de Janeiro, 1805)

    Salve Regina (Arraial do Tejuco, 1787)

    Tercio (Arraial do Tejuco, 1783)

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