• Festa em honra à Beata Isabel Cristina reúne fiéis em Barbacena

    Diariamente, quatro celebrações eucarísticas reuniram devotos para rezar a novena em honra à jovem mártir

    Fotos: Equipe Beata Isabel Cristina / Arquidiocese de Mariana

    Na segunda-feira (01/09), Barbacena recebeu o encerramento da festa em honra à Beata Isabel Cristina. A celebração reuniu milhares de fiéis vindos de diferentes cidades da Arquidiocese de Mariana, na capela dedicada à beata.

    Realizada pelo Santuário Nossa Senhora da Piedade, diariamente, quatro celebrações eucarísticas, às 7h, 12h, 15h e 19h, reuniram devotos para rezar, com fé, a novena em honra à jovem mártir. Eles apresentaram pedidos de graças, outros retornaram para agradecer bênçãos recebidas e muitos testemunharam sua fé e partilharam momentos especiais.

    No dia primeiro de setembro, dia dedicada à Beata, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrou a Santa Missa às 10h, e nesse mesmo dia, o Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira e o Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento celebraram em horários distintos. Já o Bispo Emérito da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues celebrou no primeiro dia da novena.

    Na oportunidade, Dom Airton saudou todos os devotos da Beata e evidenciou a importância de os jovens inspirarem-se na vida dela, pois ela foi inserida na Arquidiocese de Mariana como patrona dos estudantes e dos universitários. “Celebramos a memória da Beata pelo terceiro ano e quero incentivar a todos, em especial, os adolescentes e os jovens que estão se preparando para a vida, através dos seus estudos, façam com gosto e se preparem bem para serem testemunhos fiéis de Cristo a exemplo da Beata, virgem e mártir, Isabel Cristina”, evidenciou o prelado.

    O Pároco e Reitor do Santuário, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, destacou a alegria de viver este momento e de ver o crescimento da devoção à Beata. Para ele, “a festa da Beata Isabel Cristina aconteceu de uma forma muito participativa e muito bonita, envolvendo a Paróquia Nossa Senhora da Piedade com suas comunidades, pastorais, movimentos e, também, os devotos de toda a cidade de Barbacena bem como da região. Destacamos essa grande devoção a Beata, que já se espalhou por todos os lugares, por isso, eu tenho o coração muito feliz e agradecido a Deus por estar celebrando o terceiro ano da festa dedicada a ela. É um presente de Deus para nós, para nossa paróquia que neste ano está completando 300 anos de existência”, destacou o pároco.

    Durante todos os dias, o evento teve a participação de padres, diáconos e seminaristas, além disso, também teve a ilustre presença dos Vicentinos, movimento que a Isabel Cristina fazia parte quando ainda era viva. Contudo, as pastorais, os movimentos paroquiais e eclesiais, as associações religiosas e irmandades e toda comunidade, principalmente os jovens, fizeram-se presentes nesses dias de júbilo e de graças.

    O Padre Miron de Oliveira Messias, da Arquidiocese de Juiz de Fora, também partilhou sua experiência em celebrar esse momento importante para ele e para a Arquidiocese de Mariana. “Fiquei feliz com a oportunidade que me foi concedida para presidir a celebração eucarística no dia em que a Beata Isabel Cristina entrou na Glória para participar da festa da vida. Foi uma grande ação de graças por esse bonito testemunho de vida e fé. Meu coração se encheu de alegria por vivenciar esse momento importante e colher mais uma vez o testemunho e a ação de Cristo, que é a força e a vida de cada cristão. Como está estampado nos lábios da Beata, revelando o sorriso, a alegria de Cristo, que é a nossa força, ela me inspira cada vez mais, com igual alegria, a abraçar o chamado e a vocação que Deus faz”, ressaltou padre Miron.

    A jovem Ana Clara também expressou sua emoção em participar da festa e relata sua proximidade com a Beata e o que aprende, diariamente, com ela. “Para mim, a Beata Isabel Cristina é mais do que uma intercessora, é um exemplo de vida. Ela é uma verdadeira amiga, que está próxima e, de perto, me auxilia em cada momento. Contemplar o crescer dessa devoção é muito emocionante, e foi isso que aconteceu durante a Festa de 2025”, declarou.

    Ana Clara relembra o trágico dia em que a Beata foi assassinada, brutalmente, defendendo a sua honra, a sua dignidade por amor a Cristo, deixando esse exemplo para os jovens seguirem. “Há 43 anos, ela enfrentava, com coragem, aquele momento doloroso e doava sua vida com dor e amor. Quanto sofrimento naquele dia primeiro de setembro de 1982. Mas hoje, viver este dia é ver como Deus faz novas todas as coisas, e como todo Calvário pode se tornar Ressurreição. Ela não poderia imaginar, naquele momento de lancinante dor, que 43 anos depois haveria uma multidão de fiéis aclamando e venerando sua vida. Assim, a Beata Isabel Cristina nos ensina que é necessário enfrentar tudo por Amor a Cristo, custe o que custar”, relatou a jovem.

    Além das celebrações litúrgicas, após as missas, os fiéis reuniram-se em espírito de fraternidade no espaço preparado em frente ao Centro Pastoral, onde puderam partilhar momentos de convivência, reforçando os laços comunitários.

    Para finalizar as homenagens à jovem vicentina, no último dia, celebrou-se a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade e, em seguida, houve o translado de sua imagem até a sua Capela encerrando as festividades.

    Neste ano em que Santuário Nossa Senhora da Piedade celebra seus 300 anos, a festa da Bem-Aventurada Isabel Cristina renovou a esperança e fortaleceu a fé dos fiéis, os quais seguem confiantes em sua intercessão e testemunhando a santidade que marcou sua breve e intensa vida neste mundo.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.