Feira Literária de Tiradentes homenageia 90 anos de Ziraldo – Programação retrata os principais projetos do autor
Em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos, ocorre entre os dias 03 e 06 de novembro de 2002, a 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes — FLITI. São mais de 100 atrações no evento e 30 editoras vendendo livros a preços promocionais. A FLITI ocorre na cidade mineira de Tiradentes-MG.
A programação contemplando o mineiro de Carantinga, nascido em 24 de outubro de 1932, Ziraldo, abrange os quatro dias de evento.
Na Arena Literária I, no gramado do Santíssimo Resort ocorre a abertura oficial do evento, às 10h, do dia 3 de novembro. Em uma cerimônia com a presença do prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, o secretário de governo, Rogério de Almeida, o secretário de educação, Valdo Trindade Rosa e o secretário de turismo, cultura e lazer Sérvulo Matias Filho também está Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo — IZ e Cristina Figueiredo, idealizadora da FLITI.
No mesmo dia, às 18h, Arena Literária II, Ziraldo será homenageado com o design brasileiro nas artes gráficas com Guto Lins, Roger Mello e Joana Penna, com mediação de Adriana Lins do Instituto Ziraldo.
Ainda no dia 03, na área de exposição e exibição de filmes que vai funcionar no Centro Cultural Yves Alves, no Centro Histórico de Tiradentes tem a exposição — “ERA UMA VEZ UM MENINO DE 90 ANOS,” das 09 às 20h que vai funcionar todos os dias.
Às 14h é a vez do longa-metragem, O Menino Maluquinho, a aventura, com direção de Fabrizia Pinto e Fernando Meirelles. Às 16h, o documentário: Ziraldo, era uma vez um menino com também direção de Fabrizia Pinto.
No segundo dia do evento, 04 de novembro, na Arena Literária I, 14h45 terá a Mesa “Ziraldo, uma amizade literária“, com Geny Vilas-Novas e Santinha. Na Arena Literária II, às 15h15, mais uma homenagem ao Ziraldo. Desta vez, será literatura e oralidade: a memória afetiva na construção cultural com José Mauro Brant, Caio Tozzi, Matizes Dumont e mediação de Guto Lins.
Também a partir do dia 04, na área de exposição e exibição de filmes a exibição dos seguintes filmes:
09h — Longa metragem: O Menino Maluquinho, o filme. Direção: Helvécio Ratton
11h — Documentário: A Turma do Pererê.Doc. Direção: perguntar ao Tarcísio Vidigal. 14h — Longa metragem: O Menino Maluquinho, a aventura. Direção: Fabrizia Pinto e Fernando Meirelles.
16h — Documentário: Ziraldo, era uma vez um menino. Direção: Fabrizia Pinto.
No dia 05 de novembro, na Arena Literária II, 12h15 tem lançamento do livro “Ziraldo – 90 Maluquinhos – Histórias e Causos“, com o cartunista Edra. Às 19h, é hora de “Missão FLICTS” da obra de Ziraldo – Uma Invenção Literária Multimídia com José Mauro Brant.
No último dia do evento, 06 de novembro, Ziraldo será homenageado na Arena Literária II com Humor é coisa séria: rindo de nós mesmos, aprendemos por Roger Mello, Ana Raquel e Guto Lins e mediação de Daniela Thomas, do Instituto Ziraldo.
No espaço Ônibus Biblioteca FLITI que ficará no Largo das Mercês também tem programação com Ziraldo.
Dia 05, 17h, tem “Missão FLICTS 90 anos de Ziraldo” – Uma Invenção Literária Multimídia com José Mauro Brant.
FLITI
A FLITI está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. A oportunidade de ler e ouvir histórias é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão para crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PcD). A FLITI vem construir um novo olhar por meio da leitura e do universo literário.
O evento está sendo pensado sobre diferentes frentes: nomes de referências no meio literário e de reconhecimento do público; na diversidade de temáticas para serem ofertadas ao debate com o público que frequentará a Feira; no acolhimento e fomento de autores locais ou autores iniciantes; no reposicionamento da FLITI com o objetivo de fazer parte do calendário nacional dos principais eventos literários do Brasil e, por fim, em uma programação literária e cultural que abarque a diversidade de públicos, seus desejos e suas visões de mundo.
“A FLITI permite um encontro de grande autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica Cristina Figueiredo, idealizadora do evento. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. Em suas duas edições, a FLITI recebeu mais de 12 mil pessoas. A expectativa para este ano é ainda maior.
SERVIÇO
Mais informações no site:
DATA: 03 a 06 de Novembro de 2022
LOCAL: Gramado do Santíssimo Resort, Largo das Mercês e no centro de Cultura Yves Alves, localizado no Centro Histórico de Tiradentes-MG
PATROCINADORES – New Holland, Itaú Unibanco, Cemig, Estácio e Qualicorp
Fonte: Assessoria de Comunicação FLIT.