
Ex-combatente, João Rodrigues, será sepultado nesta tarde com honras militares, em Barbacena
O ex-pracinha, esteve na segunda guerra mundial e retornou a Barbacena em 1945, após a vitória contra o regime nazifascista. João Rodrigues faleceu aos 102 anos nesta sexta-feira

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), o ex-pracinha João Rodrigues, aos 102 anos, em Barbacena. João lutou na segunda guerra mundial, ajudando a vencer o regime nazifascista em 1945. O comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha lamentou a morte do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), João Rodrigues da Costa. A morte ocorreu por causas naturais.
“Neste momento de profunda consternação, o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha manifesta suas sinceras condolências aos familiares e amigos, e rende justa e merecida homenagem a este herói brasileiro, cuja trajetória será sempre lembrada com respeito, gratidão e honra. Que sua memória sirva de inspiração às futuras gerações de brasileiros a servirem à Pátria com dedicação e honra. Seu legado permanecerá eternamente inscrito na história do Exército Brasileiro e da Nação“, afirma trecho da nota.
O velório teve início às 8h deste sábado (20), no Cemitério Parque Repouso da Saudade, em Barbacena–MG. O sepultamento ocorrerá às 15h, no mesmo local. A cerimônia fúnebre será realizada com honras militares, prestadas pelo 11ª Batalhão de Infantaria de Montanha, “Regimento Tirantes”.
Quem foi João Rodrigues

O exercito através da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, também destacou a biografia do ex-combatente. Natural do distrito de Correia de Almeida–MG, o João Rodrigues da Costa nasceu em 14 de outubro de 1923. Era casado e deixa cinco filhos.
O ex-pracinha, Soldado Rodrigues, ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro em 1942, aos 19 anos de idade, integrando o então 11º Regimento de Infantaria, sediado em São João del-Rei. Posteriormente, deslocou-se para o Rio de Janeiro, onde recebeu treinamento, seguindo para o Teatro de Operações da Itália, onde combateu durante a 2ª Guerra Mundial.
Retornou a Barbacena–MG em 1945, após a vitoriosa campanha das forças aliadas contra o regime nazifascista. Sua atuação na Guerra foi marcada pelo elevado espírito de dever, coragem e sacrifício em defesa da liberdade e da paz.
Com informações de: Seção de Comunicação Social da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha



