Evento em Barbacena fala sobre os cuidados bucais em UTI
O evento acontece nesta quarta-feira (23/02) às 19h
É nesta quarta-feira (23/02), a Santa Casa de Misericórdia está promovendo o evento “Cuidados bucais em UTI”, que será ministrado pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Geria (CRO-MG). Acontecerá no auditório da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), – Câmpus Magnus, Campolide, às 19h. . Os interessados devem fazer a inscrição pelo site cro.mg/pep. Haverá emissão de certificado pelo CRO-MG.
A nova política de atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, em seu módulo Valor em Saúde, destaca os Serviços de Assistência Odontológica Hospitalar com a ampliação de seu escopo, incluindo pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A implantação de cuidados bucais em UTI visa a diminuição da ocorrência de pneumonia associada a ventilação mecânica a redução de tempo de internação, taxa de mortalidade (com redução de até 76% e diminuição dos custos das internações).
Assim, foi implantado o Núcleo de Qualidade a Assistência para Odontologia Hospitalar (NQAOH), composto por representação da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS Barbacena), Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei (GRS São João Del Rei), Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Prefeitura Municipal de Barbacena e Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo. Este Núcleo é presidido pelo coordenador do Serviço Odontológico da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Dr. Sérgio Augusto Curi Abalém.
A fim de fortalecer este componente Hospitalar da Rede de Saúde Bucal do SUS-MG, convidou-se o Presidente do Conselho Regional de Odontologia e Minas Gerais (CRO-MG), Dr. Raphael Castro Mota e a Presidente do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB, Dra. Alessandra Figueiredo de Souza, para conhecer o Serviço de Odontologia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, que é a primeira instituição da Macrorregião de Saúde Centro-Sul, composta por 51 municípios, a implantar este serviço ampliado para os pacientes em UTI.
A inclusão dos cirurgiões-dentistas nas UTIs é fundamental para reduzir complicações e antecipar a recuperação dos pacientes internados, por meio da realização de internações necessárias para o controle dos patógenos presentes na cavidade bucal.
Com informações da Santa Casa de Misericórdia