Evento celebra os 140 da Estrada de Ferro em Antônio Carlos
A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada por Dom Pedro II em 1881
A cidade de Antônio Carlos celebra, neste sábado, os 140 anos exatos da inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), ocorrida no dia 28 de agosto de 1881 pelo então imperador do Brasil, Dom Pedro II.
O evento de comemoração acontece durante a programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o tema “Atravessando Séculos”. O início está previsto para as 10h, em atividade aberta ao público, obedecendo todas as normas de segurança contra a Covid-19, especificadas em Decreto Municipal.
A EFOM está desativada em nossa região desde a década de 1980. A última viagem da locomotiva foi em outubro de 1983 e, desde então, o trem se encontra parado na Estação de Antônio Carlos, que data de 1912.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Antônio Carlos, Shirlei Gomes, há conversas do Município com diversos especialistas, buscando o retorno do funcionamento da locomotiva, no entanto, a secretária ressalta que, embora haja um desejo de ver o velho trem funcionando, está é uma ação que demanda tempo.
Shirlei também informou a Folha de Barbacena / Portal BCN, que a estação tece o telhado restaurado pela primeira vez e , agora, está passando pela reforma do conjunto onde funcionará, nas suas dependências, o Museu Municipal e Ferroviário, o Arquivo Municipal, a Biblioteca Municipal e o Centro Municipal de Cultura.
Sobre a importância do trabalho de cuidado e revitalização da EFOM, Shirlei Gomes observou que “Devemos levar em conta um legado de mulheres e homens que investiram seus esforços,suas esperanças e sonhos na construção e operação desta ferroviária( EFOM), que não sejam esquecidos e serem lembrados pelas atuais e novas gerações.”.
Durante o evento, que será transmitido pelo Facebook através da página oficial da Prefeitura de Antônio Carlos, o público poderá prestigiar a apresentação da Corporação Musical Emílio Fernandes