Barbacena fica em 161º lugar no ICMS Esportivo
O relatório foi divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), divulgou o Relatório dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Solidário – Critério Esportes com a listagem dos Municípios habilitados e as pontuações referentes ao ano-base 2020. O ICMS Solidário é uma lei que determina a dinâmica de distribuição da cota-parte dos recursos de ICMS, imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação destinados aos municípios mineiros.
Barbacena ficou em 161º lugar, uma posição bem abaixo em relação a algumas cidades da região, como: São João del-Rei (10º), Dores de Campos (11º), Barroso (42º), Carandaí (44º), Prados (52º) e Juiz de Fora (72º). O Portal BCN entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura para entender o porquê do município ter ficado nessa colocação e eles retornaram com a seguinte resposta:
“Como foi divulgado a classificação e relacionado ao ano-base 2020, onde ainda não fazia parte da gestão, nos anos base 2020 e 2021 houve um grande problema que foi a situação da COVID-19, onde as atividades realmente foram paralisadas, levando assim o trabalho da SEDEC a uma classificação tão baixa.
Cabe ressaltar que iniciamos uma gestão com um planejamento da gestão passada, onde não houve planejamento para o setor de esporte. Estamos, para os próximo 3 anos, desenvolvendo dentro da nossa realidade um novo planejamento para o esporte e lazer, buscando incentivar e apoiar as ações que aumentem a captação de recurso pelo ICMS e aproveito também para convidar a população para a parceria nessa transformação do esporte no nosso município”.