Espetáculo da Mostra de Teatro de Ipatinga tem história inspirada no Hospital Colônia
A estreia acontecerá às 20h
Na quinta-feira (10/02) da próxima semana às 20h, a Mostra de Teatro de Ipatinga apresenta o espetáculo “Doida” em tempo real através de seu canal do Youtube. Em seguida haverá também um papo com os atores com duração de 30 minutos.
“Doida” é um projeto pessoal da atriz Teuda Barra há mais de 10 anos. Percebendo, em 2015, a possibilidade real de montar o espetáculo, ela convidou Inês Peixoto, colega de Grupo Galpão, para dirigir o trabalho em que atua ao lado do filho mais novo, Admar Fernandes. Com mais de quatro décadas de carreira, a atriz é uma das fundadoras do Grupo Galpão, sendo conhecida por, além de sua trajetória no teatro, pelos trabalhos no cinema e na TV.
Da obra de Carlos Drummond de Andrade surgiu a primeira inspiração para a Doida. A dramaturgia do espetáculo, primeiro trabalho para teatro do escritor João Santos, foi realizada em processo e mergulha, não apenas na obra em prosa e verso de Drummond, mas também em relatos de personagens célebres como Stela do Patrocínio, Arthur Bispo do Rosário, Sinhá Olympia e os internos do Hospital Colônia de Barbacena.
Toda manhã os meninos desciam para tomar banho no riacho e pegar passarinho. Mas era bom passar pela casa da doida e provocá-lo. Assim, gerações sucessivas de moleques passavam pela casinha, miravam as vidraças e lascavam uma pedra. E a Doida respondia furiosa. Doida é uma visita do espírito de Minas à loucura. Doida é uma montagem intimista, que trará uma rara oportunidade de ver a atriz Teuda Bara com uma proximidade reveladora de sutilezas, poesia e sensibilidade em sua performance.
“Doida” é a quarta peça da Mostra de Teatro de Ipatinga que “entra em cartaz” pela internet, de forma acessível, com tradução para libras. A Mostra tem a chancela do Governo de Minas Gerais, através da Lei de Incentivo à Cultura de MG, e o patrocínio da Usiminas.