Escola de Samba que homenageou pintor barbacenense é campeã no Espírito Santo
Sete Escolas desfilaram no Sambão do Povo entre os dias 03 e 04 de fevereiro na capital capixaba
Na tarde de ontem (07/02), a Escola de Samba Mocidade Unida da Glória se consagrou bicampeã do Carnaval de Vitória com o enredo “Massena: Um Olhar em Aquarela”. Inspirado no pintor barbacenense Homero Massena, o desfile aconteceu entre os dias 3 e 4 de fevereiro na capital capixaba e a grande campeã fez 179,60 pontos.
De acordo com Thiago Rossi, Diretor de Projetos da Vem di Bequê, Homero nasceu no ano de 1885, no entanto, aos seis meses de idade mudou-se com a família para Vila Velha (ES), onde aos 15 anos descobriu o apreço pela pintura. Massena é considerado um dos principais expoentes da pintura impressionista no Brasil, produzindo em sua vida cerca de dez mil pinturas. Após convite do então Governador do Estado do Espírito Santo, Jones dos Santos Neves, ele dirigiu a Escola de Belas Artes daquele estado, hoje atual Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo, vindo a falecer em 1974 no município de Vila Velha. Sua casa foi transformada no Museu e Atelier Homero Massena, se dedicando a preservar parte de seu legado artístico, tal como o ambiente doméstico onde residiu por 23 anos.
A Mocidade Unida da Glória foi a quarta escola no grupo especial a desfilar, contando com 1.400 componentes, acompanhados de três carros alegóricos e dois tripés, divididos em 20 alas.