EPCAR sedia a 52ª edição da NAE em Barbacena
Competição esportiva reúne mais de 400 atletas de escolas militares das Forças Armadas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena
Até o próximo dia 30 de setembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) sedia a 52ª edição da NAE, competição esportiva que reúne escolas militares das Forças Armadas. Ao todo, mais de 400 atletas, entre 14 e 21 anos, da EPCAR, do Colégio Naval (CN) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) competem em 11 modalidades.
Essa é a competição esportiva mais importante prevista no calendário das escolas militares, uma vez que promove o companheirismo e o espírito de camaradagem entre os participantes.
Os jogos são promovidos pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que atua na organização da competição, juntamente com a escola sede, que a cada ano é alternada entre as Instituições.
As modalidades disputadas em Barbacena são triatlo, esgrima, judô, xadrez, tiro, atletismo, natação, orientação, futebol, basquetebol e voleibol.
Chegada das delegações
Assim que as delegações chegaram, receberam as boas-vindas dos alunos da EPCAR e do Corpo Institucional. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, recebeu os alunos acompanhado do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, que falou sobre o retorno das atividades e valores. “Gostaria de cumprimentar todas as delegações em nome da Diretoria de Ensino da Aeronáutica. É preciso celebrar esse momento e, para isso, jamais podemos esquecer que, muito mais importante que vencer qualquer competição, seja individual ou coletiva, é jamais esquecer dos nossos valores”, concluiu o Oficial-General.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro Daniel, e estiveram presente o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Vice-Almirante Roberto Rossato, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Sérgio Bastos, além de convidados e pais de alunos.
O evento contou ainda com desfile das tropas dos alunos, hasteamento do Pavilhão Nacional e dos estandartes, bem como acendimento da Pira Olímpica. O fogo simbólico foi conduzido pela guarda formada por alunos das três escolas.
Em suas palavras, o Comandante da EPCAR falou sobre o retorno das atividades e agradeceu ao efetivo da Instituição. “A alegria fica expressa na oportunidade ímpar de retornar àquela que sempre se caracterizou por ser uma das mais importantes e marcantes competições desportivas disputada entre as Forças Armadas Brasileiras, mais especificamente entre nossas Escolas Preparatórias, que reúnem as tropas mais jovens de nossos efetivos. A todos vocês, meus prezados colaboradores, meu mais sincero agradecimento para tornar possível a realização desta competição”, agradeceu.
O Vice-Almirante Rossato iniciou suas palavras falando do orgulho e da satisfação de, junto às instituições militares de Ensino Médio das Forças Armadas, iniciar a 52ª NAE. “Acreditar na atividade física, como instrumento fundamental na formação integral do ser humano, é o ideal que nos conduz a preservar sua difusão. É por isso que estamos reunidos aqui, para participar deste evento desportivo. Aqui na EPCAR, poderemos vislumbrar o espírito de corpo e desportivo, na busca constante do aprimoramento físico e emocional, sem nos esquecer, no entanto, que corpos são mentes sadias e constituem-se baluartes da nossa vida militar”, finalizou.
O Tenente-Brigadeiro Domingues falou sobre a importância dessa interação entre as Forças e da participação na 52ª NAE, principalmente após dois anos sem realizar a competição em função da pandemia da COVID-19. “O grande objetivo é unir as Forças por intermédio das escolas no sentindo de congraçar, competir, conhecer e saber como funcionam as três Forças. É uma competição saudável, somos adversários, não somos inimigos. São garotos, jovens que estão iniciando a carreira e vão vivenciar e participar de toda essa diferença, entre Marinha, Exército e Força Aérea por intermédio do esporte. Certeza que será uma semana muito bonita”, comentou.
O evento é aberto ao público, gratuito e a programação completa da competição está disponível no site www.fab.mil.br/nae
Fonte: Epcar.