• EPCAR realiza cerimônia de promoção de Oficiais e despedida de militar do serviço ativo

    Coronel Aviador Velasco foi homenageado durante cerimônia militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar

    Foto: Sargento Valentim

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou na última semana a cerimônia alusiva à Promoção de Oficiais e ao Compromisso dos Militares Nomeados ao Primeiro Posto. A ocasião marcou a despedida do serviço ativo do Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga após 36 anos servindo a Força Aérea Brasileira (FAB). Os três primeiros-tenentes José Osório Silva, Leonardo José Copati e Nelson Xavier da Silva foram promovidos ao posto de Capitão e 12 Aspirantes a Oficial, da Turma Harpia QOCON 2024/2, foram promovidos a Segundo-Tenente.

    O Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira presidiu a cerimônia e homenageou os promovidos e o Coronel Velasco em seu discurso. “Ressalto que a promoção é um momento ímpar em nossa profissão. Não é simplesmente completar o interstício, o tempo estabelecido entre um posto e o outro acima. É ser avaliado por superiores, pares e subordinados e ter reconhecidos os méritos. Coronel Velasco, você foi um vencedor. Manteve inabaláveis os princípios trazidos de berço e honrou sempre a farda. Desempenhou funções de relevância, todas pelo chamado de seus Chefes e Comandantes, por ter sido sempre exemplo de correção, comprometimento e dedicação, conquistando esta confiança”, declarou.

    Ex-Aluno da Escola Preparatória, o Coronel Velasco foi declarado Aspirante a Oficial em 1º de dezembro de 1996 e promovido ao atual posto em 25 de dezembro de 2017. Ele possui todos os cursos acadêmicos de carreira e mais de 5.500 horas de voo em nove tipos de aeronaves.

    Na cerimônia, o Brigadeiro do Ar André Luiz entregou uma placa de homenagem ao Coronel Velasco pelos serviços prestados à EPCAR, além de uma réplica em madeira da fachada da Escola. “Encerro um ciclo de 13.214 dias, 317.136 horas ininterruptas, por ocasião de meu ingresso na Força Aérea Brasileira. À época, mesmo com incertezas de qual rumo tomaria a minha vida profissional, prometi a mim mesmo que, enquanto a Força Aérea permitisse e gozando de boa saúde, dedicar-me-ia a voos cada vez mais altos nesta instituição ímpar. A Força Aérea Brasileira me aceitou sem perguntar quem eram os meus pais, qual era o meu poder aquisitivo, qual era a minha terra natal e qual era a minha cor. Por isso eu digo que as Forças Armadas são as instituições mais democráticas do mundo”, agradeceu o homenageado.

    O Coronel Velasco ainda recebeu a Medalha Santos Dumont, no grau prata, com a qual foi agraciado no ano de 2024 pelo Estado de Minas Gerais. A condecoração foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo de Alberto Santos Dumont.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.