EPCAR realiza 19ª Feira do Conhecimento
Os projetos acadêmicos e culturais têm como objetivo desenvolver competências e habilidades previstas no currículo do Ensino Médio
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) promoveu a 19ª Feira do Conhecimento. Anualmente, esse evento reúne projetos desenvolvidos por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), sob a orientação de professores que atuam nas diferentes disciplinas do campo geral.
Na ocasião, estiveram presentes o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, o Chefe da Divisão de Ensino (DE), Coronel Aviador Áron-Luís Martins da Silva, militares e civis pertencentes ao efetivo da “Nascente do Poder Aéreo”, alunos das diversas escolas da cidade de Barbacena (MG) e região, equipe pedagógica e docentes das diversas disciplinas do CPCAR, que foram os responsáveis por avaliar os trabalhos apresentados.
Neste ano, os projetos acadêmicos e culturais, bem como a Feira, tiveram como objetivo desenvolver competências e habilidades previstas no currículo do Ensino Médio. Para o Tenente-Coronel Aviador Leonardo Carvalho Magalhães, Coordenado Geral da atividade, foram trabalhados aspectos interdisciplinares, com desenvolvimento de projetos de pesquisa, tecno e tecnológicos, durante o ano letivo. “A Feira do Conhecimento é uma oportunidade dos alunos expor para a sociedade seus projetos e trabalhos construídos em conjunto com os professores, proporcionando uma experiência de pesquisa e trabalho em equipe, além de fomentar a comunicação efetiva, pensamento crítico, criatividade e habilidades tecnológicas”, destacou.
O aluno José Marcos Amorim da Silva, pertencente ao 1º Esquadrão do CPCAR, integrante do grupo que abordou sobre o tema “Utilização de potencial hidráulico para armazenamento de energia gerada por sistema fotovoltaico”, explicou que esse evento não apenas proporcionou um espaço para colocar as suas criatividades em prática, mas também serviu como um marco no crescimento pessoal e profissional dos participantes. “Esse processo nos tornou mais expressivos e seguros. Ao expor nossas ideias e projetos, tivemos a chance de aprimorar nossa comunicação, aprendendo a transmitir pensamentos de maneira clara e confiante. Essa experiência foi transformadora”, comentou.
O Brigadeiro do Ar André Luiz destacou que anualmente a Feira do Conhecimento busca desenvolver nos discentes as esferas humana, social, cultural, científica e tecnológica. “Os projetos foram muito bem elaborados, demonstrando, mais uma vez, a excelência de nossa Organização de Ensino. Fiquei muito feliz em constatar a presença da sociedade barbacenense nos estandes”, afirmou.
No encerramento, o público presente foi presenteado por um emocionante “sarau” e foram premiados os projetos que obtiveram maior destaque na opinião dos docentes avaliadores, sendo agraciados os mestres orientadores e os alunos idealizadores.