• EPCAR participa da campanha Maio Amarelo em Barbacena

    A campanha busca alertar sobre o alto índice de sinistros de trânsito

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) participou das ações da campanha Maio Amarelo em Barbacena. O movimento internacional busca chamar a atenção para o alto índice de sinistros de trânsito. A participação aconteceu através do apoio logístico na abertura do evento, realizada no último sábado (10/05) no Centro, e também durante a blitz educativa realizada no bairro Pontilhão nesta terça-feira (13/05).

    Neste ano, a Prefeitura Municipal de Barbacena escolheu o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”. A abertura aconteceu em frente à Igreja da Matriz, contando com apresentações de alunos das escolas municipais e maquete interativa para explicar aos cidadãos as regras de trânsito. “Nós tivemos muitas vidas perdidas em razão do excesso de velocidade aqui em Barbacena. No ano de 2024, a maior ocorrência de infração de trânsito foi justamente o desrespeito à velocidade máxima permitida nas vias. Nós vamos procurar conscientizar mais, principalmente os motoristas, da necessidade de respeitar a sinalização e a legislação de trânsito”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, Angelo Pádua.

    A dona de casa Ivone Ribas, de 68 anos, andava pelo Centro de Barbacena no último sábado quando viu a movimentação do lançamento da Campanha Maio Amarelo. “Eu vi as crianças explicando e achei muito linda a atitude deles. Um menininho me explicou que o carro tem que parar de acordo com o sinal, tem que parar quando tiver um animal na via”, disse.

    Segundo a professora do Colégio Lions, Jussara Delbem, a apresentação de trabalhos escolares é uma oportunidade de socialização para as crianças. “A ideia é formarmos jovens no futuro que sejam melhores que nós atualmente. Eles têm o maior prazer de explicar as regras, simulamos várias situações para eles repassarem às pessoas. Por exemplo, os casos de ultrapassagens, quando é permitido e quando não é, o caso de carro com defeito, que é preciso ser solidário no trânsito”, comentou.

    A aluna Maria Vitória Silva, 10 anos, explicou que o Maio Amarelo surgiu a partir da criação da Década de Ação para Segurança no Trânsito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011. Ela e os colegas fizeram duas maquetes de trânsito, uma retratava o desrespeito às sinalizações e a outra era um exemplo de trânsito seguro. “Foi divertido aprender tudo isso para quando a gente for motorista. Eu aprendi que temos que dar preferência aos pedestres, na maquete sem faixa de pedestre aconteceu até um acidente”, informou.

    Na apresentação dos alunos da outra Escola Municipal, Vinícius Reis de Moura Santos, 9 anos, também compartilhava com quem passava todo o conhecimento aprendido em sala de aula: “Tem que respeitar as placas de trânsito, os semáforos, todas as setas e não correr quando tiver a placa de stop”. Em Barbacena, nas vias de trânsito rápido, como as avenidas, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. As vias de acesso têm velocidade máxima permitida de 40 km/h, enquanto nas vias locais, o valor máximo é 30 km/h, de acordo com informações da Prefeitura Municipal.

    Durante a blitz realizada na manhã da terça-feira (13/05), militares da EPCAR atuaram na distribuição de panfletos educativos aos motoristas e pedestres que transitavam na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Pontilhão. As mensagens alertavam sobre os riscos da imprudência e a importância de atitudes mais humanas no trânsito. Outra blitz será realizada no próximo dia 29 de maio, desta vez na rua Padre Manoel Rodrigues, no bairro Carmo.

    Além disso, desde o último sábado (10/05), em alusão à Campanha Maio Amarelo, a fachada da Escola Preparatória está sendo iluminada com a cor amarela, escolhida para simbolizar a atenção e a advertência das placas de sinalização. A iluminação será trocada para o azul apenas entre os dias 19 e 25 de maio, em virtude do 76º aniversário da EPCAR. A partir do dia 26 até o restante do mês, a fachada ficará iluminada novamente em amarelo para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da redução de acidentes no trânsito.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.