

EPCAR honra tradição da Páscoa dos Militares com eventos religiosos
Comemoração na EPCAR incluiu missa católica, culto evangélico e palestra espírita

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), promoveu na última quinta-feira (18/09) atividades religiosas alusivas à Páscoa dos Militares. Em celebração à paz, foram realizados três eventos diferentes para os militares do efetivo e os Alunos da Nascente do Poder Aéreo. A programação incluiu uma missa católica na Brasília São José Operário, no bairro São José, um culto evangélico no cinema e uma palestra da doutrina espírita no auditório da Organização Militar.
A Páscoa dos Militares é uma tradição das Forças Armadas e das Forças Auxiliares para preservar a história dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que não puderam participar da festividade religiosa devido à Segunda Guerra Mundial. Em 1945, quando retornaram ao Brasil, eles comemoraram a Páscoa depois do período oficial, reafirmando o espírito de religiosidade e os valores cristãos. A celebração deste ano carregou um simbolismo ainda maior, pois rememorou tanto o sacrifício de Jesus Cristo quanto a bravura daqueles que voltaram dos conflitos.
O Arcebispo Ordinário Militar Dom Marcony Vinícius Ferreira presidiu a missa católica e destacou a importância dos eventos. “A Páscoa dos Militares surge com o retorno dos nossos pracinhas, que no lugar de subirem em caminhões para serem ovacionados, pediram uma missa com dois intuitos. O primeiro era agradecer a Deus o dom de ter retornado. Só quem vai para uma guerra sabe o que é voltar, ver o rosto da esposa e dos filhos. E o segundo motivo era colocar no altar de Deus os amigos que não voltaram. É com esse intuito também que nós celebramos sempre a vida”, afirmou.
O Sargento do Quadro Especial em Administração Eli Carlos Ferreira, Auxiliar da Secretaria do Comando, foi um dos militares que agradeceram a Deus pelo fim daquele conflito em 1945. “Na Páscoa nós temos a paixão e a morte, mas a nossa festa é pela ressurreição de Jesus Cristo. Celebrar esses 80 anos do fim da Segunda Guerra traz o simbolismo para uma nova etapa. É uma confraternização na Caserna para termos em mente que a prática espiritual é muito importante na nossa vida profissional”, explicou.
Durante a celebração católica, o Arcebispo Ordinário Militar Dom Marcony ainda abençoou os Alunos da EPCAR e os militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que desempenham com eficácia a missão de servir à pátria. “Antes de mais nada, somos homens e mulheres da paz. A guerra é o último instrumento para garantir a paz, e ninguém quer guerra. Peçamos a Deus hoje pela nossa EPCAR, este berço da nossa Força Aérea, que os meninos cresçam com este sentimento e com esta convicção de que são homens e mulheres da paz. De modo muito especial, o meu desejo é que a fé movimente o coração dos nossos Alunos, dos nossos professores, dos nossos instrutores e do nosso Comandante que servem aqui em Barbacena”, acrescentou.
Culto evangélico
No cinema da EPCAR, o Tenente Capelão Evangélico Reuel Mello Sequeiros Martinez, Adjunto do Serviço de Assistência Religiosa, ministrou o culto evangélico. “A Páscoa anuncia a vitória da vida sobre a morte, e o retorno da FEB lembra a vitória da liberdade sobre a opressão. Ao celebrar juntos, reconhecemos que a missão militar se inspira no sacrifício e na esperança. Cristo entregou a vida para salvar, e os pracinhas arriscaram a vida para libertar. Hoje, renovamos nossa identidade como militares que servem com coragem, fé e amor ao próximo, mantendo viva a memória e o sentido da nossa vocação”, explicou.
Ao unir fé e história, a vivência do culto alusivo à Páscoa dos Militares na EPCAR é muito significativa para os Alunos evangélicos. “Acredito que a importância desse momento está em refletir sobre o tamanho do sacrifício feito por Jesus na cruz, um sacrifício feito por todos nós. É muito bom celebrar mais uma Páscoa dos Militares na Nascente do Poder Aéreo”, compartilhou o Aluno Gustavo Alves Ferreira, da Turma Thunderbolt, o 3º Esquadrão da EPCAR.
Momento espírita
O momento espírita ocorreu no auditório da Organização Militar e foi conduzido pelo Capitão de Infantaria Celso Marques Júnior e pelo Capitão Especialista em Serviços Hospitalares Nelson Xavier da Silva. Também houve o apoio dos Alunos integrantes do Núcleo Espírita da EPCAR Major Cruz Machado (NEEPCAR), que completou 50 anos de criação em 2025.
Com o tema “Uma reflexão sobre a ressurreição de Cristo e suas implicações na vida contemporânea”, o encontro trouxe à tona o amor incondicional pregado por Jesus, até mesmo diante da cruz e perante os inimigos. “Dentro da proposta da Páscoa, de ser um momento de renovação espiritual, trouxemos a tratativa de reforma íntima do nosso espírito, refletindo sobre a nossa autotransformação como o primeiro passo para o nosso progresso moral. Além disso, a Páscoa dos Militares simboliza os sacrifícios que nós militares dispomos em prol da Nação, assim como Cristo fez por toda a humanidade. Simboliza a confraternização independente do credo, um momento de congregação visando o amor de Cristo”, explicou o Capitão Celso, Chefe da Seção de Apoio do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ).


