Epcar forma mais uma turma de alunos em Barbacena
Serão mais de 120 alunos que ingressaram na Escola em 2022 e agora encerram sua preparação para a AFA
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará nesta sexta-feira (13/12), a solenidade militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Na ocasião, 122 alunos que ingressaram na Escola, em janeiro de 2022, encerrarão sua preparação para a Academia da Força Aérea (AFA).
Esta cerimônia, que celebra o término das atividades letivas dos alunos na Nascente do Poder Aéreo, é marcada por muita emoção e define o início de um novo ciclo na vida desses jovens, que foram submetidos a desafios e testaram seus limites. O pátio de formaturas da EPCAR será o palco para esta solenidade, na oportunidade em que os alunos receberão os distintivos de conclusão de curso e realizarão o tradicional e emocionante desfile de despedida.
No dia anterior, a turma inaugurará a placa para eternizar os nomes de todos os seus integrantes. Haverá, ainda, a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do Ensino Médio.
Nesse evento, serão premiados os alunos melhores colocados no CPCAR. Em homenagem aos formandos e para marcar tão significativa data, ocorrerão sobrevoos de aeronaves da Força Aérea Brasileira nos céus de Barbacena.
A Escola
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada em 21 de maio de 1950. Sua criação procurava atender às necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).
Atualmente, a EPCAR possui alunos, de ambos os sexos, matriculados nos três anos do Ensino Médio. Neste ano, conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, consolidando-se como a melhor instituição de ensino médio entre as escolas públicas do Brasil. Este resultado reforça o compromisso da EPCAR com a excelência acadêmica e a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro.