• EPCAR forma 23 novos Aspirantes a Oficial

    Os profissionais foram incorporados no último dia 24 de fevereiro

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a cerimônia alusiva à conclusão do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço (EAT/EAS) do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON) 2025/1. Os 23 novos Aspirantes a Oficial, sendo 19 médicos generalistas, um educador físico, uma assistente social, um advogado e um administrador, prestaram juramento e desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

    O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, presidiu a cerimônia, que contou com a presença de militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), familiares e convidados dos recém-promovidos da Turma Centurion. “A partir de hoje, vocês irão construir a sua própria história na Força Aérea Brasileira, trabalhando nos diversos setores desta Guarnição. Servirão na ‘Nascente do Poder Aéreo’ e contribuirão ativamente na missão de preparar os futuros Cadetes do Ar, responsáveis pelo destino das asas que protegem o Brasil”, destacou o Brigadeiro do Ar André Luiz.

    Em sinal de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, a banda se manteve em silêncio durante toda a cerimônia, exceto para marcação de cadência por tarol e bumbo. Antes do Compromisso à Bandeira Nacional, os novos Aspirantes receberam de seus familiares a espada, símbolo do Oficialato e do compromisso com a defesa nacional.

    A entrega da espada do primeiro colocado no Estágio de Adaptação Técnico e Serviço é feita pelo Comandante da EPCAR, que condecorou o Aspirante a Oficial Pedro Hermann Braun de Paula. Médico generalista, ele conheceu o processo seletivo do QOCON por meio de amigos. “Aqui dentro, eu percebi que o mais difícil é a responsabilidade em cada instrução. Acredito que minha determinação e vontade de estar em destaque me fizeram alcançar a colocação. Enquanto Turma, trabalhamos nosso espírito de corpo para concluir essa fase”, explicou.

    No encerramento, o grupamento se apresentou ao Brigadeiro do Ar André Luiz pela primeira vez como Turma de novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), sob o comando do Capitão Aviador Alexandre Monteiro Fialho.

    Entrega de Certificados

    A cerimônia militar da entrega de certificados de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço foi realizada no Auditório da Escola Preparatória. Esse evento, também presidido pelo Brigadeiro do Ar André Luiz, marcou as premiações do primeiro colocado do Curso, Aspirante Pedro Hermann Braun de Paula, do destaque de Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF), a Aspirante Patrícia Santana Rocha, e da militar padrão, Aspirante Letícia Cimino Portes Pereira.

    Para Cimino, os primeiros cinco dias de aquartelamento foram desafiadores, mas ela conta que depois conseguiu seguir todas as recomendações previstas. “Eu tive um pouco de dificuldade nas provas teóricas, por conta principalmente do sono, e tive muita dificuldade nas canções, então eu ficava com medo de ficar para trás. Mas quando eu entendi realmente o que tinha de ser feito, consegui guardar os sentimentos negativos e realmente viver a experiência”, celebrou.

    Estágio de Adaptação Técnico e Serviço

    Os profissionais foram incorporados no último dia 24 de fevereiro, quando iniciaram o Estágio de Adaptação Técnico e Serviço. Eles receberam instrução e treinamentos específicos para as funções de militar temporário e às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.