• EPCAR encerra edição 2025 da Taça Eficiência

    Seis equipes disputaram quatro modalidades

    Foto: Sargento Valentim e Sargento Domingos

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, no último mês de agosto, a edição 2025 da competição esportiva Taça Eficiência. Ao todo, seis equipes de militares de diversos setores da Organização Militar sediada em Barbacena disputaram quatro modalidades: futebol society, vôlei de areia, revezamento 4×100 metros e cabo de guerra. Os atletas vencedores foram agraciados com medalhas durante a cerimônia alusiva ao encerramento do torneio, na última quinta-feira (28/08), no Estádio Olímpico.

    A competição buscou promover a interação, a cooperação e a união entre os militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). O time formado pelos atletas do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) foi campeão em três modalidades, futebol, revezamento 4×100 metros e cabo de guerra. No vôlei de areia, sagrou-se campeã a equipe do Corpo de Alunos (CA)/Pelotão contra Incêndio (PCI).

    Integrante de duas das equipes vencedoras, futebol e cabo de guerra, o Sargento da especialidade Radiologia, Geovani Alves Cunha, sempre gostou de praticar esportes. Ele também compôs o time de vôlei de areia do GSAU-BQ.”O esporte para mim é uma paixão, independentemente da modalidade. Acho muito interessante esse tipo de competição porque estreita os laços com os nossos colegas do militarismo e é um momento de descontração”, disse.

    O Chefe da Divisão Administrativa, Coronel Aviador Joel de Castro Sales, presidiu a cerimônia de encerramento da Taça Eficiência. “A importância maior para a nossa organização é esse espírito de competitividade somente dentro das quatro linhas, mas no dia a dia, começamos a conhecer os aspectos daquele que ombreou conosco. É um entrosamento saudável para a nossa organização, então parabéns às equipes campeãs, aos participantes e aos organizadores desta competição. Dentro dos nossos princípios de hierarquia e disciplina, todos saímos vitoriosos com essa iniciativa”, ressaltou.

    Para a Tenente Psicóloga Cássia Christina de Assis Almeida, a maior vitória da Taça Eficiência foi justamente essa socialização do efetivo proporcionada pelo esporte. Assim como o Sargento Cunha, ela participou do time de vôlei de areia, do revezamento 4x 100 metros e do cabo de guerra do GSAU-BQ. “Eu gosto muito de esporte, e esse entrosamento entre as equipes é determinante também para a nossa saúde mental. Isso com certeza impacta no nosso trabalho do dia a dia, porque quando cuidamos de nós, e a atividade física é um cuidado, com certeza estamos mais preparados para cuidar do outro e para proteger a nossa Força”, completou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.