Epcar encerra competição esportiva em Barbacena
Os alunos participaram de uma competição esportiva interna, disputando doze modalidades
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, entre os dias 18 e 24 de março, a sexagésima sexta edição do Troféu Tenente Lima Mendes, competição esportiva que tem a participação de todos os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), competindo em doze modalidades, sendo uma delas, a de participação, que compreende as provas de cabo de guerra, biatlo e corrida rústica. As demais provas são atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, tiro, triatlo militar, vôlei e xadrez.
O objetivo da competição é aprimorar a camaradagem, a amizade e a união, estimular o espírito de corpo entre os alunos e despertar nos mesmos o gosto pela prática dos desportos. Durante as disputas, os alunos atletas também são observados pelos treinadores e poderão ser selecionados para compor a equipe EPCAR que disputará a NAE, competição esportiva entre as escolas militares das Forças Armadas.
A “Lima Mendes”, como carinhosamente é conhecida pelos participantes, teve seu encerramento na sexta-feira (24/03), com a cerimônia militar de encerramento. Durante a solenidade, foram entregues os troféus de campeões de cada modalidade. O esquadrão Hércules, terceiro ano do CPCAR, sagrou-se campeão da competição, ao vencer onze das doze modalidades disputadas, vencendo, inclusive, na categoria extra de melhor torcida. Em seu discurso, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, destacou o espírito de competitividade e cavalheirismo que foram apresentados pelos alunos durante a realização das provas, além de agradecer a todos os envolvidos pela realização do evento que faz parte do calendário anual da Escola. “Durante as competições, pode-se comprovar o elevado senso de disciplina e espírito de corpo dos nossos alunos. O alto grau de respeito entre os atletas, a despeito da vontade demonstrada de vencer cada disputa, mostra o padrão de comportamento que se espera do futuro cadete da Força Aérea Brasileira”, destacou o oficial-general.
Durante a solenidade de encerramento, além da entrega de troféus, os alunos que estabeleceram novos recordes também foram agraciados, e aconteceu, ainda, o apagamento da pira olímpica. Nesta oportunidade, a condução do fogo simbólico foi passada para a aluna Mariana Couto Raimundo Pontes, melhor atleta do esquadrão Cavok, segundo ano do CPCAR. O último ato da cerimônia de encerramento emocionou os presentes, onde, todos os alunos da Escola formaram um único grupamento, e entoaram, a Canção da EPCAR.
Encerrada a competição, a partir de agora, atletas e treinadores focarão seus esforços para a preparação das equipes para a disputa da quinquagésima terceira edição da NAE, que é a competição esportiva que reunirá os alunos da EPCAR, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Colégio Naval, a ser realizada no mês de outubro.
Tenente Lima Mendes
O Tenente Lima Mendes iniciou sua carreira militar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Porto Alegre (RS), passando pela Escola do Realengo e, posteriormente, foi transferido para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, como cadete do ar. Destacou-se entre os demais companheiros pelas qualidades de lealdade e coragem, condições indispensáveis no caráter de um militar.
Como segundo tenente aviador, durante a segunda guerra mundial, na Itália, integrou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça, tendo demonstrado um comportamento de arrojo e bravura. Executou noventa e cinco missões de guerra sem ser atingido pela artilharia antiaérea alemã.
Regressou ao Brasil em 16 de junho de 1945, e foi, novamente, classificado no Primeiro Grupo de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, onde dedicou-se, por mais de dois anos, à função de instrutor de voo, vindo a falecer em 30 de junho do ano de 1947.
Com informações da Epcar