

EPCAR conquista seis medalhas nacionais e alcança a marca de 458 medalhas na OBMEP
24/06/2026
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), alcançou neste ano a marca de 458 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 228 nacionais e 230 estaduais. As últimas premiações, seis medalhas nacionais e sete estaduais, além de três menções honrosas, foram conquistadas na 20ª edição da Olimpíada. O evento local de entrega dessas condecorações a todas as escolas da região do Campo das Vertentes foi realizado no dia 10/06, no cinema da Nascente do Poder Aéreo.
Na 20ª OBMEP, o aluno da turma Thunderbolt, Matheus Barreto Ferreira dos Santos, conquistou medalha nacional de ouro. As três medalhas nacionais de prata foram obtidas pelos alunos Nill Armstrong Alcantara Santos (Black Hawk), Gustavo Marciano Duarte (Thunderbolt) e Vitor Fonseca Breviglieri (Black Hawk). João Pedro Floriano Rampelotto Dias (Black Hawk) e Lucas Hallak Figueiredo (Thunderbolt) conquistaram medalhas nacionais de bronze.
Os alunos Matheus Barreto e Nill Armstrong Alcantara também conquistaram medalhas estaduais de ouro, enquanto as quatro medalhas de prata a nível estadual foram obtidas pelos alunos Gustavo Marciano Duarte, Breviglieri, Rampelotto e Hallak. Guilherme Ryannowski ganhou a medalha de bronze estadual. Ainda foram agraciados, com menções honrosas a nível nacional, os alunos Guilherme Ryannowski di Leoni (Xavante), Miguel Melo da Silva (Black Hawk) e Thiago Luis Marçullo Borges dos Santos (Thunderbolt).
Desde 2006, a EPCAR conquista medalhas na OBMEP, considerada a maior Olimpíada científica do país. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, a competição busca estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, dentre outros objetivos.
“Representa a manutenção do elevado preparo intelectual dos nossos Alunos que, sempre bem orientados pelos professores, encaram com muita seriedade os desafios das Olimpíadas. Dessa maneira, a EPCAR sente-se honrada em acompanhar mais um resultado exitoso dos nossos discentes”, avaliou o Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva.
Presente na cerimônia de premiação, o Coronel Aron também destacou o quanto a disciplina militar contribui para um melhor desempenho acadêmico dos futuros Cadetes do Ar. “Os nossos alunos são instruídos, assim que ingressam no curso, a agir de maneira focada, objetiva e com espírito de corpo na execução de suas tarefas, desde as mais simples, como arrumar as camas, por exemplo. Assim, adquirem valores de suma importância, tanto em suas carreiras acadêmicas quanto em suas futuras carreiras profissionais”, explicou.
Medalhista pela primeira vez na OBMEP como aluno da EPCAR, Nill Armstrong Alcantara Santos contou que ele e os demais premiados, principalmente os da mesma turma, costumam estudar juntos a disciplina de matemática. “Sempre gostei de matemática por ter mais facilidade com raciocínio lógico. Apesar de não participar muito de Olimpíadas, nunca deixo de fazer a OBMEP. Receber essa medalha foi extremamente gratificante”, acrescentou.
Texto: Tenente Amanda / Seção de Comunicação Social



