• EPCAR celebra promoção de Oficiais com solenidade militar

    Ao todo, 45 militares foram promovidos, conforme Portarias do dia 27 de agosto

    Foto: Sargento Valentim

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, nesta segunda-feira (01/09), uma cerimônia militar alusiva ao Compromisso ao Primeiro Posto e à Promoção de Oficiais. O evento, realizado no Cinema da Organização Militar em Barbacena, marcou a promoção de 45 militares, conforme Portarias do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) emitidas em 27 de agosto.

    Três dos Oficiais foram elevados ao posto de Major, cinco ao posto de Capitão e 15 ao posto de Primeiro-Tenente. Os 23 Aspirantes formados na última turma do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON) passaram ao posto de Segundo-Tenente.

    O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz, presidiu o evento. “A promoção não se trata apenas de um momento em que passamos a ostentar uma divisa diferente no braço ou no ombro, que manifesta externamente uma posição hierárquica. A promoção deve acontecer também internamente. Isso se deve ao fato de que, de forma muito prática e objetiva, a nossa carreira nos permite vivenciar experiências que nos proporcionam, efetivamente, a condição necessária para o desempenho de novas responsabilidades “, destacou.

    Durante a solenidade, os Oficiais promovidos a Major, a Capitão e a Primeiro-Tenente foram agraciados com distintivos. Os novos Segundos-Tenentes, antes de receberem seus distintivos, ainda prestaram seu juramento à Bandeira Nacional e se comprometeram a cumprir os deveres de Oficiais da Aeronáutica, dedicando-se inteiramente ao serviço da Pátria.

    Um desses militares nomeados ao Primeiro Posto foi a Segundo-Tenente Médica Julia Onofre Amaral, que explicou que pertencer à Força Aérea Brasileira era uma de suas prioridades. “Eu queria seguir carreira militar depois de me tornar médica. Aqui eu estou tendo a minha primeira experiência profissional e me interessando por várias áreas, como auditoria, atenção primária no CAIS e a parte de urgência. Quando alguém me pergunta se valeu a pena entrar, eu falo que faria tudo de novo”, disse.

    O Capitão Músico Jadir das Chagas Junior, um dos Oficiais que chegou ao posto mais elevado dentro do seu quadro, expressou sua gratidão à FAB. “Eu venho de uma família muito grande, somos 12 filhos de uma família criada com muita dificuldade na baixada fluminense. Ascender hoje ao posto de Capitão é motivo de bastante orgulho, é conquistar o inimaginável. Eu estudo música desde adolescente e para nós, músicos, as Forças Armadas são uma excelente oportunidade. É realmente uma honra muito grande porque a música na minha vida é uma razão de ser”, contou.

    Atualmente, o Capitão Jadir é regente da Banda da Música da EPCAR, mas quando ingressou na FAB, há cerca de 30 anos, era Soldado do Terceiro Comando Aéreo Regional. Em 1998, ele conseguiu ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e se formar como Sargento. Depois, um novo sonho foi conquistado: a aprovação no concurso do Oficialato. “Eu costumo dizer que estou fazendo o caminho inverso dos Alunos, porque servi 11 anos na Academia da Força Aérea. Servir na EPCAR é muito gratificante porque contribuímos com o nascer do Poder Aéreo. A Banda de Música tem esse poder de ajudar na formação desde os primeiros dias até a formatura, está sempre presente na vida deles”, completou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.