• EPCAR celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

    A solenidade militar contou com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, maior comenda do COMAER

    Fotos: Sargento Valentim / Soldado Teodoro

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, na última quarta-feira (23/10), a solenidade militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), sendo essa a maior comenda do Comando da Aeronáutica (COMAER). Neste ano de 2024, um Oficial-General do Exército Brasileiro (EB) e três Graduados da Força Aérea Brasileira foram agraciados.

    O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França.

    A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, o qual na ocasião foi o paraninfo da medalha, e recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira. Prestigiaram a solenidade, autoridades militares e civis da cidade de Barbacena e região, além dos familiares dos militares agraciados.

    Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e, em homenagem a data, todos os presentes cantaram o Hino dos Aviadores.

    O atual Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, aluno da turma de 1983 desta Escola Preparatória, ressaltou a importância de receber essa condecoração na data magna celebrada pela FAB. “Estar recebendo a Medalha do Mérito Aeronáutico é uma grande honra e me sinto gratificado pelo reconhecimento e pela lembrança da Força Aérea. Este dia tem um significado ainda mais especial, pois foi nesta renomada instituição que comecei a minha trajetória na carreira militar. Retornar ao pátio da bandeira, local que por diversas vezes já desfilei, e receber a maior honraria do COMAER das mãos do meu amigo de Turma, Major-Brigadeiro do Ar Braga, foi gratificante e inesquecível”, destacou.

    Com mais de 22 anos de serviços prestados, sendo que desses 19 dedicados à EPCAR, a Suboficial Valeska Sebastiana Alvarenga descreveu a emoção desse reconhecimento pelos serviços prestados. “Ser agraciada com a OMA no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é motivo de grande orgulho. Neste dia, em que também comemoro mais um ano de vida, não haveria presente mais representativo e emocionante”, afirmou.

    No encerramento da cerimônia militar, o público presente presenciou o desfile da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo.

    Corrida da Asa

    No dia anterior (22/10), em homenagem a data magna da Força Aérea Brasileira, ocorreu a tradicional Corrida da Asa, com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

    A saída e chegada foram em frente a fachada principal da EPCAR, e os participantes percorreram as instalações internas da Escola, totalizando um percurso de 4 km.

    Finalizando, os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas e certificados.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.