• EPCAR celebra nascimento de Santos Dumont com imposição de medalhas

    Solenidade reuniu autoridades civis e militares, celebrando o Pai da Aviação e os combatentes brasileiros que lutaram na Europa durante a Segunda Guerra Mundial

    Foto: Sargento Valentim 

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, realizou na última sexta-feira (18/07) a cerimônia militar alusiva ao nascimento de Alberto Santos Dumont e aos 80 anos do Vitorioso Regresso — o retorno dos combatentes brasileiros que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

    O evento contou com a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont a seis militares da Nascente do Poder Aéreo e a entrega de 15 medalhas militares de Tempo de Serviço na Força Aérea Brasileira (FAB). Autoridades civis da região, militares e representantes da Fundação Casa de Cabangu, responsável pelo Museu onde está localizada a Casa Natal de Santos Dumont, acompanharam a solenidade.

    A solenidade foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, que ressaltou o simbolismo da data. “Homenageamos hoje os nossos heróis, tanto Santos Dumont quanto aqueles que lutaram pelo fim do julgo nazifascista, que atormentava o mundo no fim da década de 1930 e no início da década de 1940. Eu parabenizo os agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont e com a Medalha de Tempo de Serviço, pois essas condecorações representam todo o esforço e a qualidade do trabalho prestado à Aeronáutica”, disse.

    Outro ponto mencionado no evento foi a parceria da EPCAR com a Fundação Casa de Cabangu e com a Prefeitura de Santos Dumont para preservar a memória do Pai da Aviação e Patrono da FAB. Por meio de convênio tripartite, a Escola Preparatória é responsável pela segurança da Fazenda Cabangu, onde estão situados a Casa Natal de Santos Dumont, a Casa do Gerador, o prédio administrativo do Museu e outros bens tombados. “A história do nosso Patrono é de grande altruísmo, ele não patenteou suas invenções e deixou para a humanidade esse legado de ousadia na aviação”, pontuou o Brigadeiro do Ar André Luiz.

    O administrador provisório da Fundação Casa de Cabangu, Tiago Guimarães, destacou a importância da data. “A memória de Santos Dumont não é apenas o que preservamos em paredes, mas o que conseguimos despertar em cada olhar curioso de uma criança que, naturalmente, sonha alto”, disse.

    Medalha Mérito Santos-Dumont

    Criada em 1956, a Medalha Mérito Santos-Dumont é uma das mais tradicionais homenagens concedidas pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras. Os homenageados são escolhidos pelos seus relevantes serviços prestados à Aeronáutica ou contribuição significativa para o fortalecimento da aviação no Brasil. Foram agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont: o Major Antonio Claudino Silva Júnior, o Suboficial Marco Aurélio Silva Fonseca, a Suboficial Paula Rodrigues da Silva e os Sargentos Daniel Pereira Simões, Natália Cavalcante Vieira e Ludmila Netto de Carvalho Vital.

    A Suboficial Especialista em Administração Paula Rodrigues da Silva, Auxiliar da Seção de Gestão de Processos Seletivos da EPCAR, decidiu seguir carreira militar pelo desejo de servir ao país. “Neste ano completo 22 anos de militarismo, servindo na Nascente do Poder Aéreo. Sinto muito orgulho em participar dos processos seletivos para ingresso da tropa mais jovem da Força Aérea e agradeço a todos que confiaram em mim e me apoiaram nesta jornada. É uma honra representar minha instituição e o meu país com tanto orgulho”, explicou.

    Medalha Militar de Tempo de Serviço

    O Capitão Especialista em Serviços de Engenharia, Leonardo José Copati, também compartilhou a satisfação de servir tantos anos na Escola Preparatória. Ele é Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) e foi agraciado com a Medalha Militar de Ouro com passador de ouro. “Meu pai era servidor civil na EPCAR, então desde cedo convivi com o meio militar. Ver meu pai se dedicar dia após dia, com amor e carinho, foi contagiante. Eu tinha o sonho de servir. É uma honra receber essa medalha após mais de 30 anos de serviços dedicados com muito amor à minha querida Força Aérea Brasileira”, reforçou.

    Além do Capitão Copati, o Sargento Fabrício José Bianchetti foi agraciado na solenidade com Medalha Militar de ouro com passador de ouro, entregue como reconhecimento pelos 30 anos de serviço prestado. Outras oito Medalhas Militares de prata com passador de prata foram entregues a militares com mais de 20 anos de serviço ativo: Capitão Alexsandro Alves de Oliveira, Capitão Daniel Carlos Cavalcanti de Lima, Sargentos Robson Moura Pantoja, Hellen Walesca da Silva Pereira, Daniel Pereira Simões, Flávio de Ávila Gonzaga, Fábio José de Freitas e Marcos Danilo Vieira Lima.

    A Medalha Militar de bronze com passador de bronze foi concedida aos seguintes militares com mais de dez anos de serviço ativo: Capitães Guilherme Discacciati Bianchetti, Renato Alexandre de Carvalho, Roberta Pereira Vaz de Magalhães e Sargentos Gabriel Abreu Ayres e Ariane de Paula Soares. A Medalha Militar foi criada em 15 de novembro de 1901 e regulamentada pelo Decreto nº 39.207, de 22 de maio de 1956. É uma recompensa a Oficiais e Praças da ativa pelos bons serviços prestados, cumpridos com competência e honradez.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.