

EPCAR celebra Dia do Especialista de Aeronáutica com entrega de medalhas
A data de 25 de março foi escolhida por causa da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) celebrou na última terça-feira (25/03) o Dia do Especialista de Aeronáutica com a entrega de medalhas. Ao todo, 14 Sargentos receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão, distinção que representa dedicação de civis e militares à Força Aérea Brasileira (FAB). Outros 21 militares, entre Major, Capitães, Tenente, Suboficial e Sargentos, foram agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço.
O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, presidiu a solenidade no Cinema da Escola Preparatória e foi um dos paraninfos. Ele destacou a importância dos Especialistas de Aeronáutica para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB). “A reverência a estes homens e mulheres que cultuam a disciplina, o amor e a coragem trazem para a Força um orgulho sem par”, disse, parafraseando a canção.
A data de 25 de março foi escolhida por causa da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) nesse dia, em 1941. A instituição fica sediada em Guaratinguetá (SP) e tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de nível técnico para o Comando da Aeronáutica. Na EPCAR, o efetivo de Especialistas é composto por 213 militares, entre Oficiais, Suboficiais e Sargentos.
Medalha Bartolomeu de Gusmão
A Medalha Bartolomeu de Gusmão foi criada em julho de 1971 para destacar a dedicação, o zelo e o amor à FAB. O nome é uma homenagem ao padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, reconhecido na história da Aeronáutica Brasileira como um dos precursores da aviação. A imposição da comenda, prestada a militares e civis, é realizada sempre em solenidades alusivas ao Dia do Especialista de Aeronáutica.
O Primeiro Sargento Especialista em Guarda e Segurança (SGS), Deni Michel da Silva, foi um dos agraciados com a medalha. Natural de Contagem (BH), ele iniciou a sua carreira militar em janeiro de 2006 como Praça. “Fiquei surpreso com a notícia do recebimento da medalha. Essa condecoração representa vários anos de dedicação ao militarismo, fico muito feliz de ver que meu trabalho teve reconhecimento”, disse.
Medalha Militar
Como o nome destaca, a Medalha Militar de Tempo de Serviço é uma condecoração aos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica pelos bons serviços prestados. A homenagem é entregue somente para os militares em serviço ativo, que tenham completado 50, 40, 30, 20 e 10 anos de serviço, mas também se enquadrem nas condições previstas no Decreto Nº 4.238, de 15 de novembro de 1901.
De acordo com esse tempo de bom serviço prestado, a distinção pode ser de platina, com passador de platina; de ouro, com passador de platina; de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata; e de bronze, com passador de bronze.
Oficial mais antigo a receber a Medalha Militar durante a cerimônia na EPCAR, o Major Luiz Angelo Galvão Candian completou 20 anos de serviços prestados à Aeronáutica. Ex-Aluno da EPCAR, ele explicou que a sua vida foi balizada por disciplina, sacrifício, comprometimento e lealdade à pátria. “Minha trajetória na Força Aérea Brasileira é marcada pela constante superação de limites e pela construção de valores que levarei para toda a vida. Ao longo dessa jornada, aprendi o verdadeiro significado de responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e resiliência — princípios que moldaram não só o militar, mas o ser humano que me tornei”, completou.


