• EPCAR amplia colaboração institucional com o Museu de Cabangu

    Localizado na Fazenda Cabangu, o equipamento abriga a Casa onde nasceu Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea

    Foto: Divulgação/Fundação Casa de Cabangu

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) avançou nas tratativas para a preservação do Museu de Cabangu, localizado na cidade de Santos Dumont (MG). Na última terça e quarta-feira (08 e 09/07), por meio Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), a Força Aérea Brasileira (FAB) forneceu apoio técnico-científico para a atualização do inventário do Museu. Atualmente fechado para manutenção, o local abriga a casa onde nasceu Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e patrono da FAB.

    A Casa Natal de Santos Dumont é um patrimônio tombado pela União, mas também protegido nas esferas estadual e municipal. Fica situada dentro da Fazenda Cabangu, onde também estão outros bens imóveis tombados, como quiosque, pavilhões, Casa do Gerador e o prédio administrativo do Museu. A segurança de todas essas instalações é de responsabilidade da EPCAR, conforme convênio tripartite com a Prefeitura de Santos Dumont e a Fundação Casa de Cabangu.

    O INCAER foi representado pela Tenente Historiadora Ingred Pereira Caetano e pela Tenente Museóloga Éricka Madeira de Sousa. Elas puderam conhecer a Fazenda Cabangu e o acervo de itens, como fotografias, mobília original e uma réplica do Demoiselle — modelo criado por Santos Dumont e reconhecido como primeiro ultraleve da história da aviação. “Oferecemos apoio técnico para as tratativas com a Fundação Casa de Cabangu e, com base nessa orientação, esperamos contribuir ativamente para a reabertura da Casa de Santos Dumont”, explicou a Tenente Ingred Caetano, Adjunto da Seção de Estudos e Pesquisas Hitoriográficos do INCAER.

    O Comandante da Escola Preparatória, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, destacou o auxílio do INCAER para esta nova fase do Museu Cabangu, onde está guardada a memória do Pai da Aviação. “Os trabalhos realizados atualmente colaborarão para a reestruturação do Complexo Cabangu, com vistas a melhor divulgação dos feitos do herói Santos Dumont, patrono da FAB”, disse.

    Museu de Cabangu

    Na terça-feira (08/07), o presidente interino da Fundação Casa de Cabangu, Tiago Guimarães, ainda mostrou a integrantes da Escola Preparatória e da Prefeitura Municipal de Santos Dumont o plano de reestruturação do Museu, que será implementado em três etapas. A primeira fase, com o equipamento fechado, prevê atualização do inventário e reorganização do espaço. Na sequência, o Museu deverá ser reaberto, inicialmente para visitação do público três vezes por semana. A última etapa contempla a ampliação do funcionamento, com abertura ao público seis dias por semana.

    Tiago Guimarães destacou a ligação histórica entre Oswaldo Castelo Branco, fundador do Museu, e o ex-Comandante da EPCAR, Major-Brigadeiro do Ar Oswaldo Terra de Faria. Segundo ele, a expertise dos profissionais da Força Aérea será fundamental para o aprimoramento do plano de trabalho. “O Oswaldo Castelo Branco mantinha a Fazenda, até que um dia uma árvore caiu, destruindo o telhado da Fundação. Ele escreveu uma carta à Aeronáutica pedindo ajuda, e o Capitão Oswaldo Terra de Faria foi enviado. Anos depois, o Capitão se tornou Brigadeiro e comandou a EPCAR. Em 1973, o Museu foi inaugurado justamente graças a essa parceria extraordinária. Não podemos nos desvincular dessa história e, cada vez mais, precisamos fortalecer essa comunicação”, afirmou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.