Em Barbacena, repasse da Vale será investido em infraestrutura
O prefeito Carlos Du falou sobre o como a infraestrutura é uma demanda da população
Os prefeitos das cidades mineiras se reuniram nesta segunda-feira (30/08) com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que esclareceu como será feito o repasse do dinheiro recebido pelo acordo de recuperação feito com a mineradora Vale.
O acordo total do Termo de Medidas de Reparação dos danos provocados pelo rompimento de barragens da Vale em Brumadinho com o Governo de Minas foi de R$37,68 bilhões, sendo este o maior acordo reparatório da América Latina.
A verba será destinada a todos os municípios do Estado em três parcelas. Nesta segunda-feira (30/08), a primeira delas já foi depositada, sendo ela de 40% do valor total. A segunda, que deverá ser repassada até o dia 31/01 e a terceira, que tem o prazo até o dia 01/07, serão ambas de 30%.
O dinheiro não poderá ser usado em despesas como o pagamento de funcionários e veículos – exceto caminhão-pipa e caminhão de lixo.
Barbacena receberá um total de R$7 milhões que, de acordo com o prefeito Carlos Du, serão usados para investimento na infraestrutura. “Boa parte do recurso vai ser utilizado para infraestrutura, que é uma demanda gigantesca da cidade. Toda a população sempre tem nos apelado nesse sentido com as ruas em péssimo estado”, declarou o representante do Poder Executivo em entrevista ao jornal BandMinas.
Com informações do Jornal BandMinas