Em ação ecológica, 200 mudas de árvores nativas são plantadas em Barbacena
Evento ressaltou a importância da preservação ambiental em meio a crise hídrica e a questão das queimadas criminosas.
Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (24/09), nas dependências da Superintendência Regional de Saúde (SRS), na região da Sericícola, o plantio de 200 mudas de árvores nativas. A ação foi uma realização da Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Diretoria de Meio Ambiente.
Participaram do evento, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil (PC), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Laferge Holcim, Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste), Grupo Teatral Ponto de Partida, além do vereador Professor Filipe (PT) e do prefeito Carlos Du (MDB), entre outros.
Para Renato Laguardia, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são fundamentais ações como esta, de plantio de árvores, na cidade, ainda mais quando o tema da crise hídrica se tornou tão evidente. “Nós aqui ainda não temos essa necessidade, essa falta de água, mas se a gente não preservar e não tomar cuidado, de certo daqui algum tempo não vai ter água. Esse plantio aqui, na região da Sericícola, é muito importante para conscientizar as pessoas que ao invés de cortarem árvores, que plantem árvores. Por que árvore é vida.”, disse Renato.
O secretário ainda ressaltou que os produtores rurais da região já sentem a questão das mudanças climáticas nas lavouras da região. “Mesmo nós preservando, nós já estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas. As nascentes estão diminuindo. As águas, o pessoal que faz a irrigação, precisa bombear mais água, aprofundar mais. Os córregos que nascem nas propriedades têm diminuído. O tempo mudou. Uma geada imensa e depois diminui as chuvas. Nós estamos vendo essa crise hídrica no Brasil inteiro.”, finalizou Renato.
Frederico Fernandes Vieira, diretor executivo da Seapa, disse que a proposta da ação era envolver todas as secretarias da Prefeitura, bem como as diversas entidades da cidade e toda a população, realizando um plantio simbólico, em alusão a Semana da Árvore e que o local foi escolhido, não só por compor uma área de reserva ambiental, mas pela necessidade de preservação daquela área que abrange, além de um espaço cultural e ecológico, algumas nascentes de água e que, por vezes, é vítima de incêndios que degradam a estrutura. “O fogo é degradante, ele degrada a estrutura física, biológica, e química do solo. Afetando diretamente os recursos hídricos, que a gente utiliza para produção de alimentos. A proposta nossa é fazer um trabalho de conscientização. A gente vai fazer um trabalho com outros parceiros, para poder fazer cobertura de vegetação em nascentes, para poder revitalizar esse espaço nosso. Na região da Sericícola, especificamente, será feito esse trabalho, com a proposta de fazer um acompanhamento, para poder manter isso aqui, junto com a sociedade civil”, disse Frederico.
Durante os discursos que antecederam o plantio das mudas, a vice-diretora da Uemg, Sandra Magri, lembrou a questão dos incêndios, muitas vezes criminosos, que atingiram aquela região e outros pontos ecológicos, não só em Barbacena, mas em todo o Estado. Sandra ressaltou o árduo trabalho que os bombeiros tem desempenhado na defesa destes espaços, sempre combatendo as chamas que castigam essas regiões, e falou sobre a necessidade de uma campanha de conscientização da sociedade sobre os prejuízos, da pratica criminosa, de atear fogo nas matas.
Daniela De Paula, Diretora de Meio Ambiente, ressaltou a importância da conscientização da população em relação ao plantio de árvores, uma vez que a árvore faz a cobertura vegetal e ao mesmo tempo enriquece o solo, o que aumenta a quantidade de água. Além disso, o ato de se plantar uma árvore, segundo Daniela, faz com que a pessoa se sinta participante e pertencente àquela região. “Quando você está plantando uma árvore, você está em conexão com a natureza.”, falou à Folha de Barbacena (FB)
Daniela também ressaltou que não só o plantio de árvores são ações para preservação do meio ambiente, segundo ela, pequenos hábitos podem contribuir para ajudar na manutenção ecológica. “Quanto menos consumo, melhor para o meio ambiente, para o ambiente onde a gente vive. Mas se a gente tem que consumir, então que a gente consuma aquilo que a gente sabe que tem uma origem adequada, que foi feito com produtos reciclados, que tem uma origem natural. E se a gente for descartar algo, que a gente procure em dar a destinação adequada para aqueles materiais. Separa o lixo seco, separar o orgânico, ter essa preocupação com o resíduo que a gente destina. Por que isso é importante também. Nós, enquanto cidadão, precisamos preocupar com o destino que a gente dá para as coisas que a gente usa.”, finalizou.