Em 2019, o SAMU de Barbacena realizou mais de 5 mil atendimentos

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (CISRU) da Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais é responsável pelo gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nos 51 municípios que compõem as microrregiões de Barbacena, São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete.

Inaugurado em Barbacena, em março de 2012, o CISRU atende hoje mais de 787 mil habitantes através do sistema de urgência e emergência. Atualmente, a entidade é presidida pelo prefeito de Congonhas, Zelinho, eleito pela quinta vez e tem como vice-presidentes Sinara Rafaela Campos, prefeita de Santa Cruz de Minas e Reinaldo Aparecido Fonseca, prefeito de Barroso.

A Folha de Barbacena (FB) realizou um levantamento junto à instituição, sobre o número de atendimentos realizados em 2019. Ao todo, o CISRU e o SAMU receberam, somente em Barbacena, um total de 20.350 chamadas telefônicas, totalizando uma média de 51 chamadas por dia. Foram também registradas 6.588 orientações médicas (quando as orientações são realizadas via contato telefônico, sem a necessidade de atuação da ambulância) e 5.040 acionamentos de ambulâncias do SAMU.

Entre as 18 bases descentralizadas em toda a Região Macro Centro-Sul do Estado, Barbacena é um dos pólos de maior atuação. Comparados com os dados gerais da região, a cidade é dona de 13,4% das chamadas telefônicas da macrorregião, bem como 24,5% das orientações médicas e 19% do envio de ambulâncias para atendimento, no ano de 2019.

O Samu 192 presta atendimento à população em casos de urgência e emergência, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

 

Dados CISRU Barbacena.

 

 

Dados CISRU Macrorregião.

 

Foto: CISRU.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.