Eleição Rainha das Rosas 2023: Entrevista com a Princesa Helena Mota
Para acompanhar Helena Mota nas redes sociais, basta seguir a página @helena_motaa no Instagram
Considerado por muito tempo o mais importante evento do interior de Minas Gerais, a Festa das Rosas de Barbacena acontece nesta edição de uma maneira diferenciada, com o tema “Mulheres Pelo Bem”. Os preparativos para a 51ª edição da festividade já foram iniciados e as candidatas ao principal título do concurso que tem como vencedora uma representante para a cidade já foram escolhidas. 15 jovens disputam o título de Rainha das Rosas 2023 e aquela que será coroada será escolhida no dia 14 de outubro. Uma das princesas é Helena Damasceno Mota, que aos 17 anos foi selecionada para representar o bairro Funcionários e também a Deligeli.
A Folha de Barbacena (FB) realizou uma entrevista com todas as candidatas. Confira a conversa com a jovem que foi selecionada no Museu da Loucura e que terá como símbolo a flor Astromélia:
O que te levou a participar das seletivas?
Desde bem pequena admiro todas as Rainhas e o que elas representam para Barbacena. Sendo assim, no momento em que vi a publicação do Visite Barbacena sobre o início das seletivas e que, neste ano, o concurso contaria com a realização de um projeto social, uma vontade imensa de demonstrar a minha essência e deixar a minha marca na história da cidade por meio do “Rainha das Rosas” ressurgiu. Então, fui na minha primeira seletiva, na qual não fui selecionada. Não obstante, decidi persistir no meu sonho e ir a uma segunda seleção, na qual tive a honra de ser escolhida e me tornar uma Princesa das Rosas e Flores 2023.
Como tem sido o processo de preparação?
Cada segundo da preparação tem sido emocionante. Destarte, durante as aulas de passarela e oratória, as visitas aos patrocinadores e os eventos abertos ao público, esforço-me para ter o melhor desempenho possível, além de sempre sentir um “friozinho na barriga” durante todos esses momentos ao ver que o grande dia está cada vez mais próximo. É uma honra poder participar de todos os momentos mágicos que estão sendo proporcionados a nós ao lado de meninas lindas. Assim, aproveito para agradecer aos meus pais, Felícia e Tiago, ao meu namorado, Samyr, aos meus irmãos, Guilherme e Gabriela, aos meus primos, especialmente Isabela e Miguel, aos meus tios, aos meus avós, e a todos os meus familiares e amigos que estão me apoiando de alguma forma durante esse processo para que eu prossiga planejando e treinando, tanto o projeto social, como o desfile e o meu discurso, todos os dias.
Quais os momentos mais marcantes para você até agora nesta preparação para o concurso?
Cada compromisso do concurso tem sido inesquecível. Dessa maneira, é extremamente difícil selecionar quais foram os mais marcantes. Porém, acredito que três momentos tiveram um maior destaque por terem sido extremamente emocionantes. O primeiro foi a seletiva em que fui escolhida, no qual senti muita honra, alegria, surpresa e determinação para enfrentar o caminho que eu teria pela frente. Já o segundo, foi o dia dos sorteios da minha flor e da empresa que eu representaria, os quais envolveram uma imensa curiosidade, além de que foi a primeira vez que eu realizei uma aparição na televisão, durante o MGTV. Por fim, o terceiro ocorreu durante o Festival de Inverno na comemoração dos 232 anos de Barbacena, logo antes do início do show da Banda Roupa Nova, no qual eu pude ter uma maior dimensão da imensidão de pessoas que estão me conhecendo e torcendo por mim.
Como tem sido pra você ser uma Princesa das Rosas?
Ser uma Princesa das Rosas é um título honrável e eu faço o meu melhor para que possa orgulhar a todos os meus familiares, amigos e pessoas que torcem por mim. Ademais, isso me permite inspirar muitas meninas a fazerem o bem e terem determinação para chegarem onde quiserem.
Para você qual a importância da figura da Rainha das Rosas?
Uma Rainha das Rosas deve entender o peso que existe em carregar a faixa e a coroa, nas quais estão contidos todos os cidadãos barbacenenses. Em virtude disso, uma Rainha deve honrar seus “súditos” ao carregar o nome de sua cidade com orgulho ao ter, não apenas um rosto bonito, mas, principalmente, um bom coração, cheio de boas intenções e atitudes, para que possa inspirar e ser uma boa representante.
Como está sendo para você ter como parte do evento deste ano a realização de um projeto social?
Um dos quesitos que mais impulsionaram a minha participação no concurso deste ano foi a realização de um projeto social. Evidentemente, é preciso um grande empenho na realização de uma ação efetiva. Por isso, eu e meu grupo estamos trabalhando constantemente para que o projeto “Absorvendo Dignidade” possa ofertar bons resultados à população, já que, certamente, a maior recompensa para todo o trabalho será os sorrisos que receberemos em troca e o sentimento maravilhoso de poder fazer a diferença.
Por que você gostaria de ser eleita a Rainha das Rosas de 2023?
Eu gostaria de ser eleita Rainha das Rosas de 2023, pois eu acredito que, além de apenas carregar um título, uma faixa e uma coroa, eu poderei fazer parte da história de Barbacena de uma forma significativa ao honrar todo o corpo social durante o meu reinado, tal como dar visibilidade a causas sociais e ser uma boa representante de todos os cidadãos. Ademais, orgulhar aos meus pais, aos meus familiares, aos meus amigos e a todas as pessoas que torcem por mim, por meio de um concurso tão majestoso, seria de uma felicidade inexplicável.
A história do tradicional concurso, suas Rainhas, a produção de rosas em Barbacena e demais curiosidades podem ser encontradas no livro “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, escrito pelos jornalistas Isabella Paolucci e Thiago Rossi. A obra que foi vendida durante a 50ª edição da festa pode ser encontrada na loja Vem Di Bequê, localizada no Plaza Empresarial na loja nº 33.