Eleição Rainha das Rosas 2023: Entrevista com a Princesa Ana Clara Oliveira
Para acompanhar Ana Clara Oliveira nas redes sociais, basta seguir a página @a__claraxs no Instagram
Considerado por muito tempo o mais importante evento do interior de Minas Gerais, a Festa das Rosas de Barbacena acontece nesta edição de uma maneira diferenciada, com o tema “Mulheres Pelo Bem”. Os preparativos para a 51ª edição da festividade já foram iniciados e as candidatas ao principal título do concurso que tem como vencedora uma representante para a cidade já foram escolhidas. 15 jovens disputam o título de Rainha das Rosas 2023 e aquela que será coroada será escolhida no dia 14 de outubro. Uma das princesas é Ana Clara de Oliveira Campos, que aos 16 anos foi selecionada para representar o distrito de Padre Brito e também a Sicredi.
A Folha de Barbacena (FB) realizou uma entrevista com todas as candidatas. Confira a conversa com a jovem que foi selecionada na Escola Municipal Visconde de Carandaí em Ponto Chique e que terá como símbolo a rosa Carola:
O que te levou a participar das seletivas?
Eu sempre considerei a ideia de participar, acho muito legal todo o processo durante o concurso e também acho muito lindo o desfile.
Como tem sido o processo de preparação?
Muito legal, interessante e divertido, estou sempre aprendendo muitas coisas novas.
Quais os momentos mais marcantes para você até agora nesta preparação para o concurso?
O dia do sorteio do patrocinador e da Rosa. Também o dia do Festival de Inverno que subi em um palco e falei pela primeira vez para público e a gravação do vídeo oficial.
Como tem sido pra você ser uma Princesa das Rosas?
Uma experiência surreal e marcante de se viver. Durante o concurso estou percebendo que é bem mais complexo do que eu pensava.
Para você qual a importância da figura da Rainha das Rosas?
Para mim possui grande importância, pois é uma forma significativa de dar representatividade a nossa cidade.
Como está sendo para você ter como parte do evento deste ano a realização de um projeto social?
Está sendo bem motivante e interessante. Achei uma ótima ideia, pois isso mostra que nós podemos ser bem mais que um rostinho bonito. Nós podemos fazer o bem e ajudar o próximo. Nosso projeto está indo super bem, eu e mais quatro meninas temos como tema a pobreza menstrual, o que está dando bastante resultado com todo o engajamento, ajuda e apoio que estamos recebendo.
Por que você gostaria de ser eleita a Rainha das Rosas de 2023?
Gostaria de trazer mais representatividade e reconhecimento para o lugar onde moro, também seria uma experiência incrível de ser vivida sendo a Rainha das Rosas e podendo representar assim a minha cidade.
A história do tradicional concurso, suas Rainhas, a produção de rosas em Barbacena e demais curiosidades podem ser encontradas no livro “O Reinado da Rosa: A História das Rainhas de Barbacena”, escrito pelos jornalistas Isabella Paolucci e Thiago Rossi. A obra que foi vendida durante a 50ª edição da festa pode ser encontrada na loja Vem Di Bequê, localizada no Plaza Empresarial na loja nº 33.