Edital de Processos Seletivos para reocupação de vagas residuais na UFSJ é divulgado
As inscrições podem ser feitas de 4 a 7 de outubro gratuitamente
A Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE) divulgou o em sua página, o cronograma e o edital dos Processos Seletivos para Reocupação de Vagas Residuais para o primeiro semestre de 2025 na Universidade Federal de São João del-Rei. As inscrições terão início no dia 4 de outubro.
O edital engloba, no total, seis processos seletivos. Conheça as possibilidades de ingresso:
1- Alteração de vínculo:
É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFSJ a mudança de turno (integral – noturno) ou polo (polos EAD) do mesmo curso, ou a mudança de curso para outro de mesmo nome, mas de modalidade (presencial ou EAD) ou campus diferente.
2 – Reopção (Transferência Interna de Cursos):
É a forma de ingresso que permite ao discente regular da UFSJ a mudança do curso de graduação a que está vinculado para outro curso de graduação oferecido pela UFSJ, desde que aprovado em processo seletivo próprio, conforme o edital.
3 – Revinculação:
Admissão de portador de diploma da UFSJ em curso de mesmo nome do curso já integralizado, mas de grau acadêmico distinto (Bacharelado/Licenciatura);
Admissão de portador de diploma de curso interdisciplinar da UFSJ (aplica-se somente ao curso Interdisciplinar em Biossistemas – Campus Sete Lagoas) em curso de área afim.
4 – Transferência Externa:
É o ato decorrente da transferência, para a UFSJ, do vínculo ativo que o discente de curso de graduação mantém com a instituição de origem nacional mediante ocupação de vaga residual em curso de mesmo nome ou de área afim na UFSJ (tabela integrante do Edital), após aprovação no processo seletivo.
5 – Reingresso de Graduado em outro curso:
É a forma de ingresso acessível aos portadores de diploma de curso de graduação legalmente reconhecido, após aprovação no processo seletivo.
6 – Reintegração:
É a forma de ingresso de ex-discente que tenha perdido o vínculo com curso de graduação de interesse, com curso de área afim da UFSJ ou curso de outra instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.
Vagas para todos
As três primeiras modalidades são voltadas para alunos da UFSJ que desejam mudar de curso, turno ou grau, enquanto as três últimas são destinadas à comunidade externa, permitindo o ingresso na universidade.
O Quadro Geral de Vagas será divulgado em 4 de outubro e, a partir dele, serão deduzidas as vagas de cada processo seletivo, repassando as restantes para o próximo processo, na sequência. Além disso, a seleção será feita com base na Média de Conclusão (MC), no caso dos alunos da universidade. No caso daqueles que ainda não estudam na UFSJ, a seleção será com base na nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023, com o candidato podendo escolher qual apresentar.
Os processos de Alteração de vínculo, Reopção e Revinculação, cujas inscrições serão iniciadas em 4 de outubro, aceitarão candidaturas até 7 de outubro gratuitamente.
As vagas destinadas à comunidade externa, no entanto, cobram um valor de inscrição de R$150 a R$200 e possuem períodos de inscrições separados para cada processo, iniciando com Transferência Externa em 17 de outubro.
Para José Trindade da Silva, o Presidente da Comissão Permanente de Vestibular, essas “são oportunidades aos alunos que sentem necessidade de mudar de curso ou de turno, e também são oportunidades para comunidade externa ingressar na UFSJ, seja por transferência externa ou para adquirir um novo título de graduação. É uma chance também para estudantes que deixaram de concluir o curso, que por algum motivo tiveram que abandonar ou cancelar sua matrícula, e agora podem ser reintegrados à Universidade”.