

Dupla é presa após mutirão de exames oftalmológicos ilegais em Barbacena
Foram apreendidos 187 óculos e um aparelho de realização de exames oftalmológicos

Na manhã do último sábado (25/01), duas pessoas foram presas no bairro Monsenhor Mário Quintão, em Barbacena, após realizar um “Mutirão da Visão”, onde ofertava exames oftalmológicos sem o alvará de licença municipal sanitária para a realização do evento. Os suspeitos também não apresentaram documentos legais de notas fiscais dos produtos oferecidos e o comprovante de manutenção corretiva do aparelho.
O fato chegou ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP), setor de Vigilância Sanitária, pelo aplicativo “Fala Barbacena”, que mediante a denúncia, acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar a fiscalização.
Chegando ao local, foi constatado uma estrutura com ofertas de produtos oftalmológicos, como óculos, e um aparelho para realização de exames. O suspeito de 30 anos se apresentou como responsável técnico pela realização de exames, mas não apresentou nenhuma identificação ou registro que comprovasse sua qualificação, mencionando ter esquecido os documentos em São Paulo.
Diante dos fatos, o evento foi encerrado por estar em desacordo com a legislação vigente dos órgãos competentes. Foram apreendidos 187 óculos e um aparelho de realização de exames oftalmológicos pela Vigilância Sanitária, todos sem nota fiscal. A GCM encaminhou os suspeitos à Delegacia de Polícia para providências.


