• DTCEA-BQ celebra 76 anos em cerimônia no Aeroporto de Barbacena

    Evento reuniu autoridades civis e militares e destacou o papel estratégico do Destacamento no controle do espaço aéreo brasileiro.

    Foto: Sargento Isabela

    O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) celebrou, no dia 1º de outubro, seu 76º aniversário com uma cerimônia militar no Hangar de Operações do Aeroporto Major-Brigadeiro Doorgal Borges, em Barbacena (MG). O evento foi presidido pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

    Criado em 1949, o DTCEA-BQ tem como missão executar atividades operacionais, técnicas e administrativas ligadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Destacamento opera equipamentos e sistemas que garantem comunicações com aeronaves, serviços de navegação aérea e meteorologia aeronáutica, tanto em Barbacena quanto na Estação de Apoio ao Controle do Espaço Aéreo de Varginha.

    Durante a cerimônia, o Comandante do DTCEA-BQ, Capitão Especialista em Serviços de Engenharia Leonardo José Copati, ressaltou o papel essencial da unidade.

    “A prontidão constante permite ao Brasil garantir soberania e segurança no seu espaço aéreo. Esse feito é possível graças à dedicação incansável de cada servidor e militar que compõem o efetivo. Hoje rendemos homenagem à coragem e à perseverança dos que construíram esses 76 anos de história”, afirmou.

    A programação incluiu o canto do Hino Nacional e a entrega das premiações de Militar Padrão, concedida ao Sargento Especialista em Comunicações Ricardo de Araújo Batista, e de Destaque Profissional, ao Soldado de Primeira Classe Igor Eduardo Paiva de Assis Oliveira.

    Os ex-Comandantes do Destacamento também foram homenageados com placas comemorativas: Capitão Marcello Fernandes de Souza (2014–2017), Capitão Paulo Garcia de Souza Filho (2017–2020) e Capitão Mauro Evangelista da Silva (2020–2024).

    Atualmente servindo em Brasília, no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), o Capitão Paulo Garcia compareceu à cerimônia e agradeceu a lembrança:

    “Receber essa homenagem foi uma grande alegria. Tenho muita estima pelo efetivo e reconhecimento pela importância dos serviços que prestam à Força Aérea e à sociedade”, destacou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.