• Diretoria de Cultura, Desporto e Turismo reúne com alguns membros da classe artística de Barbacena

    Durante o encontro foram discutidas diversas questões, dentre elas o impacto do projeto “Sonho de Natal” à classe artística, as discussões que foram geradas, a amplitude do evento e a forma de liberação dos recursos. Na oportunidade, o grupo destacou o fato de a Lei Aldir Blanc ser uma importante legislação federal e que, em Barbacena, foi elementar para revelar a importância de investimentos em Cultura.

    Outro ponto importante da reunião, ainda sobre o “Sonho de Natal”, foi em relação à ajuda de custo que poderá ser oferecida aos artistas locais que se apresentarão, se assim desejarem. O valor contribuirá na pré-produção e produção dos grupos/profissionais envolvidos. A valorização da classe bem como uma série de situações relacionadas a isso também foi pauta durante a reunião.

    Na conversa de ontem também ficou acordado entre as partes que, para quaisquer outras pautas culturais da cidade, o Grupo de Articulação será convidado para o debate, até que se tenha um Conselho de Cultura (que também já está sendo pensado) representando o setor artístico e cultural do município. De acordo com a Prefeitura de Barbacena, a reunião foi um passo importante para que diversas ações possam ser construídas em conjunto futuramente.

    #cacheSIM

    Em contato com a Folha de Barbacena, Delton Mendes, membro do Grupo Especial de Articulação Cultural, se pronunciou dizendo que: “O movimento nas redes sociais “#cacheSIM”, construído de forma legítima por este Grupo de Articulação mencionado, não tem relação/crítica apenas com o evento “Sonho de Natal”; mas sim com toda a cultura e visão colonialista/espoliativa dos trabalhadores da cultura, que na maioria das vezes não têm cachês na cadeia produtiva de eventos diversos. A partir desta conversa, nosso entendimento em relação à profissão “Artista” se fez mais aprofundada e acreditamos que os eventos precisam se organizar para oferecer remuneração digna a seus participantes e que este é um debate que precisa ser ampliado, não apenas na dimensão pública de setores públicos”.

    Com informações da Prefeitura de Barbacena

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.