Diferenças no fluxo e na cor da menstruação podem ser sinais de doenças
As diferentes tonalidades do sangue menstrual podem ser causadas por diversos motivos
O sangue menstrual pode apresentar diversas tonalidades, não necessariamente indicando que há um problema, diferente das mudanças no fluxo, que podem significar a presença de distúrbios. Por esse motivo, é recomendado que todo o ciclo seja acompanhado, até o período de duração.
Diferente do que muitos pensam, o sangue amarronzado é um sinal que ocorreu oxidação, não indicando doenças por si só. Além disso, é possível encontrar a tonalidade em momentos que saem em pequenas quantidades. Ele geralmente é comum no início ou ao fim de cada período menstrual.
Quando o endométrio, ou seja, a camada que cobre o útero, acaba de descamar é comum encontrar o sangramento em um tom vermelho vivo. Nesses casos, o sangramento é mais intenso, havendo a possibilidade de vir em forma de coágulos.
Sangramentos fora do tempo previsto e com a intensidade diferente é um dos sinais que de doenças, como miomas, lesões no colo do útero, pólipos e alterações hormonais, havendo até mesmo a possibilidade de anemia. Nesses casos, é recomendado o contato com um profissional para descobrir a causa das alterações.