Dia Mundial do Câncer: especialista destaca a importância do diagnóstico precoce
Em 2020 foram atendidos 656 novos casos pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS
Nesta sexta-feira (04/02) é celebrado o Dia Mundial do Câncer. A data foi escolhida como um dia de reflexão e alerta sobre a importância do conhecimento da população quanto à prevenção e o diagnóstico precoce. Em Barbacena, o atendimento e os diagnósticos, bem como os tratamentos e acompanhamentos dos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e dos mais de 20 municípios da região são feitos pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS.
A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Municipal da Saúde (OMS) e no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A dra. Lívia Machado, da equipe de Oncologistas do Hospital Ibiapaba, reforça a necessidade de se manter hábitos de vida saudáveis como prevenção e, em casos de suspeita da doença, a busca imediata por um diagnóstico. Em casos positivos, o início imediato do tratamento.
“A informação é essencial. Se a população tem consciência sobre a doença, tem informação sobre quais os exames de rastreamento estão disponíveis e indicados a de acordo com a idade, eles buscam o diagnóstico precoce, que está diretamente relacionado a melhores taxas de cura e maior qualidade de vida dos pacientes”, explica a Dra, Livia.
No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020 – 2022 prevê que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O cálculo global corrigido para o sub-registro sugere a ocorrência de 685 mil casos novos. No caso de Barbacena e região, todos os números são gerados pelo Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital Ibiapaba CEBAMS. No ano de 2020 foram atendidos 656 novos casos. Os números de 2021 ainda estão em análise.
Com informações do Hospital Ibiapaba CEBAMS