
Dia da Infantaria da Aeronáutica é comemorado na EPCAR
Evento reuniu autoridades da EPCAR e integrantes do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena, destacando avanços da Infantaria da Aeronáutica e ações realizadas em 2025.

Na manhã de hoje (11/12), o pátio de formaturas do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GDS-BQ), localizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi palco da cerimônia militar alusiva ao Dia da Infantaria da Aeronáutica. O evento foi presidido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, sendo acompanhado pelo Comandante do GSD-BQ, Major Infantaria Antônio Claudino Silva Júnior.
Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, na qual afirmou que a Infantaria segue consolidando sua atuação na defesa aeroespacial, especialmente no emprego dos meios de Defesa Antiaérea, estruturados em grupos especializados e alinhados às demandas doutrinárias da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Denotamos o quanto a Infantaria da Aeronáutica avançou e, atualmente, é mais do que a salvaguarda da aviação, como mencionada na Canção. Agradeço aos integrantes do GSD-BQ pelo esforço coletivo para que alcancemos êxito em nossa missão de formar os futuros líderes da Força Aérea”, destacou o Brigadeiro do Ar André Luiz em suas palavras.
A Infantaria da Aeronáutica, criada em 1941 junto ao então Ministério da Aeronáutica, está em constante prontidão operacional. Em 2025, a tropa tem desempenhado várias missões, que incluem a defesa de instalações estratégicas, operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e defesa antiaérea, além do destaque nas ações do BRICS e da COP30, com a participação de militares altamente qualificados. “A nossa importância é que nós provemos um ambiente seguro para atuação da Força Aérea em prol da soberania do espaço aéreo nacional, além da integração com a população, principalmente em diversas missões de resgates”, declarou o Major Infantaria Claudino.
Com mais de 24 anos de carreira, sendo 9 deles dedicados ao preparo da tropa na Nascente do Poder Aéreo, o Suboficial Especialista em Guarda e Segurança Carlos Eduardo Andrade de Oliveira considerou que uma das missões mais nobres da Infantaria é o privilégio de partilhar o conhecimento ao longo das diversas instruções ministradas aos que ingressam nas fileiras da FAB. “Seja no Curso Preparatório de Cadetes do Ar, Curso de Formação de Cabos, Curso de Formação de Soldados, militares temporários, enfim, poder contribuir para a formação e desenvolvimento de tantos militares tem sido, sem dúvida, uma das minhas maiores realizações profissionais como militar Especialista em Guarda e Segurança”, ressaltou.
No encerramento da solenidade militar, a tropa desfilou em continência ao Comandante da EPCAR entoando a Canção da Infantaria da Aeronáutica, composta pelo Suboficial Sebastião Gonçalves Ribeiro.
Semana da Infantaria da Aeronáutica
Em comemoração ao Dia da Infantaria da Aeronáutica, o Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena promoveu a Semana da Infantaria, evento que reuniu mais de sessenta militares, entre oficiais e graduados de Infantaria, e soldados, que atuam em ações de Guarda e Segurança na EPCAR.
A programação contou com diversas competições, como pista tática, corrida em tropa, cabo de guerra, orientação e futebol. As atividades tiveram a participação especial de um dos graduados mais experientes da área de Guarda e Segurança da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), o Suboficial Especialista em Guarda e Segurança Sinézio de Oliveira Lopes, de 81 anos, que dedicou 40 anos de sua vida à Força Aérea Brasileira e à EPCAR.



