Dia do Surdo é celebrado em Barbacena
A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Nova Cidade), realiza na próxima terça-feira (27/09), às 8h, uma palestra em alusão ao Dia do Surdo. A palestra contará com a presença de Vinicius da Silva, representante do segmento de pessoas com deficiência auditiva, e Patrícia Iracema especialista em libras tradutora/Intérprete de Libras.
Setembro é um mês de marcos históricos para a comunidade surda, a começar pelo dia 10, celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais. O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Já o Dia Internacional do Surdo ocorre no dia 30 de setembro, bem como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. Assim, ao longo de todo o Setembro Azul, a comunidade surda do Brasil também se reúne em eventos dedicados ao debate de suas pautas, como a educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues, em que o ensino de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – também seja ofertado.
E por que azul?
O azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial. No período, todas as pessoas com deficiência – entre essas, os surdos – eram identificadas, pelos nazistas, com uma faixa azul no braço. Essas pessoas, então eram encaminhadas à execução.
Em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), inaugurando a simbologia do movimento.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Nova Cidade) fica localizado na rua São Paulo da Cruz, s/n, no bairro Ipanema.
Com informações da Prefeitura de Barbacena