Dia do Barbacenense ganha festival em março
Vem di Bequê e Café Krambeck idealizam festividade para celebrar data do calendário barbacenense.
No próximo dia 9 de março, acontece a primeira edição do Festival Dia do Barbacenense, no Café Krambeck, a partir das 15h, contando com uma programação diversificada e gratuita.
A primeira edição do Dia do Barbacenense é uma realização da Vem di Bequê e do Café Krambeck, e celebra a data que passou a ser oficializada no ano passado, após a aprovação da Lei n°5.029/2023 de autoria do vereador Glauber Milagres. “Aliás, o projeto desta lei foi inspirado após uma postagem da Vem di Bequê, parabenizando os barbacenenses pelo seu dia, 9 de março. A postagem viralizou e foi possível perceber a necessidade e a satisfação das pessoas por ter uma data que celebrasse a condição de ser barbacenense.”, observou Thiago Rossi, diretor de projetos da Vem di Bequê.
Música, teatro e palestras estão na programação, legitimamente barbacenense, além de mostras e exposições. A cantora e escritora Carla Cruz é quem irá abrir o evento com um pocket show, fazendo sua estreia nos palcos. As atrações seguem com uma esquete teatral do Grupo Conta Outra, apresentando um trecho da peça “L’amour”. A cantora Sarah Rodriguez traz a alegria do axé para a festa e o grupo Rindo Feito Louco fecha com seu humor peculiar.
Dentro da programação, ainda acontecem uma mesa redonda sobre a História das Rainhas das Rosas, com os autores do livro “O Reinado da Rosa”, Isabella Paolucci e Thiago Rossi e as soberanas das flores de 2022 e 2023, Thaís Milena e Helena Mota. O historiador e guia do Museu da Loucura, Renato Rosa, que recentemente lançou o livro “Barbacena – 120 Anos de Psiquiatria”, também promove uma pequena palestra sobre a História do Colônia em Barbacena.
Ainda fazem parte o evento exposições de fotografias da cidade do renomado profissional Paulo Lima e do projeto Rebobinando; mesa literária da escritora barbacenense Laura Assis, autora do livro “Meu Amor sua Loucura”; Mostra Casa da Ciência de Barbacena: Telescópios e Curiosidade e exposição dos livros lançados, ou em lançamento em 2024, pela Escola de Escrita Criativa da Casa da Ciência. Está confirmada, também, a presença da Associação dos Amigos Motociclistas Independentes de BQ (AMI-BQ).
“O objetivo deste evento, e deste projeto como um todo, é estimular e despertar cada vez mais a alegria e o orgulho de ser barbacenense. Valorizar o que vem desta cidade e permitir que as pessoas se identifiquem cada vez mais com esta linda condição de ser barbacenense. Montamos este evento com elementos da cidade, com apoio de grupos e empresas que trabalham em prol de Barbacena.”, disse Thiago Rossi, que ressaltou que o evento já caiu no gosto da população. “Muita gente procurando, querendo saber horários, querendo participar…”, pontuou.
Ainda de acordo com Thiago Rossi, a data do dia 9 de março foi escolhida como Dia do Barbacenense, por se tratar da antiga data de aniversário da cidade. Nos ano de 1990, foi realizada uma correção histórica e considerado o dia 14 de agosto como a data de criação de Barbacena. “Aproveitamos a data, resgatando e dando um novo significado para a mesma. Desta forma, damos um embasamento e, ao mesmo tempo, proporcionamos aos barbacenenses terem uma data pra chamar de sua”.
O evento também terá um espaço para quem tenha interesse de expor produtos e serviços, como artesanatos, livros, bordados e etc. Para isso é necessário entrar em contato pelo whatsapp (32)98865-4095.
O primeiro Festival do Dia do Barbacenense conta com o apoio da 93,3 FM, Rindo Feito Louco, AMI-BQ, Folha de Barbacena, Flagrante BQ, Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, Instituto Curupira, Paulo Lima Fotografia, Portal da Cidade de Barbacena, Sarah Rodriguez, Conselho Municipal de Turismo de Barbacena (Comtur), Diretoria de Cultura de Barbacena, Grupo Conta Outra e Projeto Rebobinando.
Confira a programação completa:
- 15 horas
Abertura
- 15h20
Pocket Show com Carla Cruz
(Pré-lançamento da canção Thunderstorm Girl)
- 15h45
Teatro com Grupo Conta Outra: Esquete da peça L’amour
- 16h20
Mesa Redonda: A História das Rainhas das Rosas
Com Isabella Paolucci, Thiago Rossi, Thaís Milena e Helena Mota
- 17h00
Show: Sarah Rodriguez
- 17h30
Palestra: A História da Colônia de Barbacena
Com o historiador Renato Rosa
- 18h00
Standup: Rindo Feito Louco
- Exposições e Mostras
Mostra Casa da Ciência de Barbacena: Telescópio e Curiosidade
Exposição de livros da Escola de Escrita Criativa da Casa da Ciência
Exposição Fotográfica Projeto Rebobinando
Exposição Fotográfica Paulo Lima
Stand Rádio 93,3Fm
Exposição de livros Laura Assis, autora de Meu Amor Sua Loucura
Exposição de Motos da AMI-BQ