

Dia D de vacinação antirrábica acontece essa semana em Barbacena
Confira a lista com os pontos de vacinação atualizados

Barbacena realiza neste sábado (03/06), o “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica. O objetivo é realizar a ampliação da aplicação da vacina contra a raiva em cães e gatos em diversos pontos espalhados pela cidade.
O “Dia D” serve como forma de expandir a campanha, tendo em vista que o município já aplica a vacina nos animais desde o mês de maio, no Centro de Controle de Endemias (CCE) e em pontos volantes na zona rural.
Na Zona Urbana serão disponibilizados 31 pontos para o “Dia D”, que acontecerá de 8h às 17h. Para facilitar o acesso da população a esses pontos, o setor de epidemiologia atualizou os locais.
Confira os pontos fixos atualizados:
- Ipanema (E. M. Francisco Vale),
- Nova Suiça (UBS e tenda no Ponto de ônibus),
- Nova Cidade (Creche/Palestina),
- Penha (Tenda em frente à Igreja católica),
- Vilela (Museu Georges Bernanos)
- Caiçaras (Biquinha),
- Boa Vista (UBS),
- São Pedro (CRAS e UBS),
- Caminho Novo (Praça Iolanda Maia),
- Santo Antônio (UBS),
- Santa Efigênia (UBS),
- Santa Luzia (UBS),
- Grogotó (UBS),
- São Francisco (UBS),
- Nove de Março/Santa Maria (Praça),
- João Paulo II (UBS),
- Igreja Santo Expedito,
- Igreja de Nossa Senhora Aparecida,
- Diniz (Igreja São Domingos),
- Funcionários (UBS),
- Corpo de Bombeiros,
- Guarda Municipal,
- Santa Cecilia (UBS),
- Flavianil,
- Monte Mário (Praça do Cruzeiro),
- Jardim do Globo,
- UBS Carmo
- Basílica do São José
A vacina
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida por todos os mamíferos, geralmente transmitida de um animal para o ser humano, o que é considerada uma zoonose, e é uma doença que tem 100% de letalidade tanto em humanos quanto em animais.
Neste ano os animais já castrados poderão receber a microchipagem no ato da vacinação. O procedimento será realizado apenas no ponto fixo do CCE, as terças e quintas, de 8h às 11h durante todo período da campanha antirrábica.
A microchipagem é uma forma indolor e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. Além da microchipagem, o ponto fixo do Centro de Controle de Endemias conta também com a aplicação das vacinas no período de segunda a sexta, de 8h às 11h e 13h às 17h.


