Definidos os novos Conselheiros Tutelares de Barbacena
Eleição pela primeira vez ocorreu com urnas eletrônicas e teve grande número de adeptos
Neste domingo (01/10) milhares de barbacenenses foram às urnas para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Barbacena. A Folha de Barbacena e a rádio 99.7 FM acompanharam a apuração. Foram eleitos: Rodrigo Augusto, Michael de Oliveira, José Luiz Isidoro de Paiva, Cristiane Arantes Rocha e Franciane Viol Sandy. O resultado é ainda considerado provisório, já que abrirá prazo para recursos e análises.
Foram 4.630 votos válidos, 30 votos nulos e cinco votos em brancos. Os suplentes, também como resultado provisório foram: Dorinha Moreira, Rosemeire Nascimento, Bianca Franciane da Cruz, Renata Chaves e Yan Pablo Rosas Santana.
Neste ano, uma novidade importante foi o uso de urnas eletrônicas. A medida trouxe celeridade ao processo, além de possibilitar que mais pontos de votação fossem espalhados pela cidade. Por se tratar de uma novidade, houve alguns relatos de pessoas que tiveram certo tipo de dificuldades iniciais para encontrarem os seus locais de votação, já que a separação passou a ser por ordem alfabética e não por sessão como na eleição convencional. No entanto, nenhuma ocorrência de demora ou problema mais grave foi relatado ao longo do dia, o que foi um balanço positivo para a nova forma de de votação.
A votação encerrou-se às 17h. Os envelopes com as zerésimas chegaram à sede da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) às 18h30, pela Guarda Municipal, para que se iniciasse a contagem. A presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, Raquel Siqueira, na chegada para a apuração, conversou ao vivo com a 99.7 FM em um boletim de informação. “As urnas são novidades, houve alguns percursos que são normais, mas ocorreu tudo na mais perfeita tranquilidade. A gente conseguiu conduzir esse processo com transparência, da forma que a gente queria democraticamente”, destacou Raquel.
O secretário de assistência social, Daniel Melo, também fez um balanço positivo da eleição durante a entrevista. “Eu fiquei satisfeito por perceber que a população de Barbacena veio, se manifestou nas urnas de maneira democrática e realmente foi uma oportunidade para uma eleição limpa e teremos os cinco conselheiros eleitos e os seus suplentes eleitos para um mandato de quatro anos de forma muito tranquila e serena”, destacou Daniel.