Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Déficit financeiro afeta recursos para o Carnaval 2019

Déficit financeiro afeta recursos para o Carnaval  2019

A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) vem enfrentando desde o ano passado uma série de contenção de gastos, devido à falta de repasses de verbas pelo governo Estadual. O Executivo Municipal, em outubro, decretou calamidade financeira revelando um calote de R$ 64 milhões do Estado. Com a situação, a PMB precisou dar baixas no quadro de profissionais, exonerando 116 servidores, sendo que, desses, 28 precisaram ser remanejados para funções com remuneração menor.

O Estado de Emergência tem validade de 120 dias e ainda está vigente no Município, afetando a produção do carnaval, que dessa vez não conta com nenhum recurso financeiro. Diferente deste ano, no ano passado, a PMB havia disponibilizado recursos à organização carnavalesca.

Segundo Flávio Borges (foto), a Prefeitura tem recebido muita procura por organizações de blocos de bairro, mas os blocos organizados que, tradicionalmente, desfilam na festividade, ainda não se manifestaram. Há apenas um bloco confirmado até o momento, que é o bloco do Zé, organizado pelo parlamentar José Jorge Emídio (PDT), que estreia no dia 16 de fevereiro, no pré-carnaval.

Inscrição de blocos

Interessados em participar com blocos durante o carnaval deste ano precisam procurar a PMB para detalhar o que se pretende realizar. Segundo Flávio Borges, a Prefeitura determinará os dias e horários disponíveis para a circulação dos festejos.

Do suporte, o coordenador de gabinete esclarece: “vamos dar uma estrutura em relação ao local. Tem som, equipe de segurança…”, além disso, “o Centro será mantido fechado do Clube Barbacenense até a Caixa Econômica, podendo circular apenas os foliões. As Secretarias de Saúde, Trânsito e a Comissão Carnavalesca também estarão no local para dar todo apoio necessário”.

Bloco do Zé

O Bloco do Zé (foto) realiza a abertura das festividades do carnaval em Barbacena desde 2013, tendo movimentado no ano passado cerca de 1.500 pessoas. Neste ano contará com o apoio do Bloco da Tijuca, Última Hora e Cenário da Alegria, que irão dar apoio na percussão.

Nesta semana o bloco começa as atividades, com programação de ensaios na terça-feira (08/01) no bairro Vilela. No dia 19 de janeiro o bloco lança um samba enredo de autoria de Ivan de Verdade e Iko, que presta homenagem a Jesus da creche, João Anezano – morador mais antigo do bairro, José da Pinta, fundador do Colorado F.C e Sr. YáYá, pai do fundador do bloco Última Hora.

O desfile do dia 16 de fevereiro tem concentração às quatro da tarde, em frente ao Museu Georges Bernanos, no Caiçaras, seguindo até o Hospital Escola, no bairro Vilela.

 

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Crédito Fotos: Bloco de rua – Arquivo José Jorge Emídio.

Crédito Fotos: Arquivo Flávio Borges.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.