

Defesa Civil alerta para risco de tempestades em Barbacena nesta sexta-feira (12)
12/06/2026
A Prefeitura de Barbacena, por meio da Diretoria Municipal de Defesa Civil, alerta a população para a possibilidade de tempestades nesta sexta-feira, dia 12 de junho. O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) está classificado com grau de severidade Perigo e é válido das 12h às 23h59.
De acordo com o alerta, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Também existe risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
As condições climáticas são influenciadas pela formação de um ciclone extratropical, que favorece a ocorrência de chuva moderada a forte, raios, trovoadas e rajadas de vento em diversas regiões de Minas Gerais, incluindo o Campo das Vertentes, onde está localizada Barbacena.
Orientações de segurança
A Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção durante o período de instabilidade e siga algumas medidas preventivas:
- Não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades;
- Mantenha distância de muros, cercas e estruturas metálicas;
- Evite permanecer em locais abertos, como campos, praças e áreas descobertas;
- Fique atento a postes e árvores inclinados, que podem cair com a força dos ventos;
- Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas e afaste-se de áreas com risco de choque elétrico.
A população deve acompanhar os comunicados oficiais e, em situações de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.



